segunda-feira, 26 de outubro de 2015

.: Resenha de "Straight Outta Compton – A História do N.W.A."

Por: Mary Ellen Farias dos Santos 
Em outubro de 2015 




O longa "Straight Outta Compton – A História do N.W.A.", chega ao Brasil e ao Cine Roxy, dia 29 de outubro, com a história de cinco rapazes que exteriorizaram as experiências vividas em letras musicais honestas, rebeldes, diferentes e totalmente contra o sistema. Eis que, em Compton, na Califórnia da década de 1980, surge o N.W.A. (Niggaz Wit Attitudes), grupo que representa a voz de uma geração ao explodir o gangsta rap.

Não é difícil entender como que o filme, dirigido por F. Gary Gray, de "Uma saída de mestre" e "Código de Conduta", conseguiu se manter no topo das bilheterias dos EUA, por duas semanas, faturando mais de US$ 117 milhões nos EUA (para um orçamento de US$ 28 milhões). A produção de dois membros originais do grupo, os conhecidos Ice Cube e Dr. Dre, consegue envolver até quem desconhece os detalhes da trajetória do grupo.

A trama já começa com o trabalho "sujo" de Eazy-E (Jason Mitchell), mas a música ganha espaço. Querendo ou não! Assim, no decorrer dos primeiros minutos, o grupo de Ice Cube (O’Shea Jackson), Dr. Dre (Corey Hawkins), Eazy-E (Jason Mitchell), MC Ren (Aldis Hodge) e DJ Yella (Neil Brown Jr.) surge e até consegue a gravação de um vinil, num "fundo de quintal". Como? Com o dinheiro do crime conquistado por Eazy-E.


Os rapazes chamam a atenção dos grandões, embora deem ritmo a letras explícitas sobre o abuso de autoridade -incluindo a polícia-assim como a vida no crime e drogas. Desta forma, o quinteto jovem da música negra de subúrbio consegue vencer e sair de Compton para enfrentar novos e mais variados problemas. 

Como nem tudo é perfeito, há quem tire proveito das conquistas dos rapazes: Suge Knight, empresário judeu. Por outro lado, há alguém desconfiado: Ice Cube. Embora a atitude do compositor implique no desmantelamento de N.W.A., ainda assim, ele é retratado tal qual um herói, diferentemente do "vida loka" Eazy-E.

Apesar dos julgamentos entre os mocinhos e os bandidos -até entre os membros do famoso quinteto-, a trama é extremamente bem elaborada. H
á também espaço para retratar o sucesso de Ice Cube em carreira solo, como o de Dr. Dre que apresenta o rapper Snoop Dogg (Keith Stanfield). Definitivamente, "Straight Outta Compton – A História do N.W.A." é uma boa pedida!



Filme: Straight Outta Compton – A História do N.W.A. (Straight Outta Compton, E.U.A.)
Direção: F. Gary Gray
Roteiro: Andrea Berloff
Elenco: O'Shea Jackson Jr., Corey Hawkins, Jason Mitchell, Paul Giamatti , Alexandra Shipp , Keith Stanfield , 
Gênero: Biografia , Drama , Musical
Ano: 2015 
Duração: 2h27min



* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista, além de criadora do www.photonovelas.com.br. Twitter:@maryellenfsm 



Trailer do filme


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.