quarta-feira, 27 de agosto de 2014

.: “São Paulo Sociedade Anônima”, com Ewa Wilma e Walmor Chagas, é destaque de Mostra

Nesta quinta, começa o segundo ciclo da "Mostra de Cinema Latino-americano" com debates no Memorial da América Latina. O destaque desta quinta-feira, dia 28, é o filme brasileiro “São Paulo Sociedade Anônima”, de 1965, que conta a história de Carlos, um jovem da classe média paulistana que vive em plena década desenvolvimentista. Para debater  sobre a temática do filme estará o crítico do jornal "Folha de S.Paulo" e coordenador do Núcleo de História e Crítica Inspiratorium, Sergio Alpendre. O filme será exibido às 16h.

O crítico e professor da Faculdade de Cinema da Universidade de São Paulo (USP), Rubens Machado Junior, irá debater sobre o documentário “Soy Cuba, o Mamute Siberiano” (Brasil, 2005) que remonta a passagem do diretor soviético Mikhail Kalatozov em 1965 para fazer um filme sobre a  Revolução Cubana.

“A dinâmica da exibição seguida por um debate convida o espectador a uma experiência mais profunda dos filmes apresentados, propondo a discussão das relações existentes entre os aspectos políticos e sociais e as teorias e estéticas desenvolvidas na história do Cinema na América Latina”, esclarece a realizadora do evento Daniela Gillone.

O Ciclo está estruturado em doze encontros, sendo cada um deles dedicado a um filme, que será exibido e posteriormente comentado e debatido com a participação de um convidado. Durante os encontros serão abordadas as vertentes clássica, moderna e contemporânea do Cinema Latino-americano em um trajeto permeado pelas teorias e projetos revolucionários desenvolvidos por cineastas latino-americanos.

Por meio de análises dos filmes e dos debates, será possível refletir sobre os aspectos históricos que repercutiram na configuração destas obras cinematográficas e sobre a forma como elas produzem e articulam visões sobre o passado e/ou o presente. No encerramento do Ciclo será lançado o livro documento do evento que reúne artigos  dos participantes dos debates.  A distribuição do livro é gratuita.

Programação
Dia 28
16h – "São Paulo Sociedade Anônima" (Luis Sérgio Person, Brasil, 11min., 1965). Inserido em um contexto importante da história do cinema brasileiro, o filme aborda o espaço urbano e o homem da cidade como temas centrais. Traça a trajetória de Carlos, um jovem da classe média paulistana em plena década desenvolvimentista do país.
Debate com Sérgio Alpendre - Crítico colaborador da Folha de S.Paulo desde 2008. Coordenador do Núcleo de História e Crítica da Escola Inspiratorium.
19h – "Soy Cuba, o Mamute Siberiano" (Vicente Ferraz, Brasil, 90 min. 2005) Na década de 1960, o diretor soviético Mikhail Kalatozov e sua equipe estiveram em Cuba para realizar um filme sobre a Revolução Cubana. A produção e recuperação deste filme é contada por este documentário que constrói parte da história do cinema.
Debate com Rubens Machado Jr. - Pesquisador, crítico e Prof. Dr. de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP.

Dia 29 
16h – "Cobrador" (Paul Leduc, Argentina/Brasil/Espanha/México/Reino Unido, 96min., 2004), Baseado na obra homônima de Rubem Fonseca, o filme trata de várias histórias de violência que se cruzam a partir de um personagem que se transforma em um matador para se vingar da sociedade. O longa-metragem propõe uma crítica ao mundo globalizado.
Debate com Sérgio Rizzo - Jornalista, pesquisador e professor na pós-graduação da FAAP e da PUC-SP, no MIS e na Academia Internacional de Cinema.
19h - "De Jueves a Domingo" ("Dominga Sotomayor", Chile/Holanda, 96min., 2012). Entre os dias de quinta-feira e domingo, um casal e seus dois filhos viajam de Santiago até o Norte do Chile para uma visita familiar. Na estrada, os problemas de um casamento em crise passam a fazer parte do trajeto.
Debate com Cléber Eduardo - Professor do curso de Audiovisual do Centro Universitário Senac e curador da Mostra de Cinema de Tiradentes desde 2007.

Dia 30
16h – "Pelo Malo" (Mariana Rondón, Venezuela, 93min., 2012). Em um cortiço localizado em Caracas, vive Júnior, um garoto de nove anos que luta para alisar seu cabelo encaracolado. Seu intuito é parecer-se com um cantor de sucesso. Mais que a história de um garoto, a trama toca em temas polêmicos como o machismo e o racismo.
Debate com Cecília Mello -  Professora Dra. de cinema na Escola de Comunicações e Artes da USP e pesquisadora FAPESP na Unifesp.
19h – Entre Vales (Philippe Barcinski, Brasil, 90min., 2012). Vicente é um economista que realiza análises de aterros sanitários. Vive com sua esposa Marina e seu filho Caio. O casamento está em declínio e suas motivações consistem na companhia do garoto e em uma nova proposta de um aterro. Um acidente com seu filho muda o rumo de sua vida.
Debate com Philippe Barcinski - Diretor, roteirista, produtor e professor. Dirigiu os filmes Entre vales (2012), Não por Acaso (2001), entre outros.

Serviço
Data:  28/, 29 e 30/8
Horário: 16h e 19h
Local: Avenida Auro Soares de Moura Andrade, 664. Portão 4 ou 8.  Na Biblioteca Latino-Americana Victor Civita, próxima ao Metrô Barra Funda.
Entrada Franca
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.