terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

.: "118 Dias", com Gael García Bernal, tem trailer divulgado

Baseado no livro best-seller do The New York Times “Then They Came for Me:  A Family’s Story of Love, Captivity, and Survival” ("Então Eles Vieram me Buscar: Uma História Familiar de Amor, de Cativeiro e de Sobrevivência"), escrito pelo iraniano com cidadania canadense Maziar Bahari, 118 Dias (Rosewater, EUA, 2014), que estreia nos cinemas no dia 5 de março, conta a difícil experiência do jornalista durante a cobertura das eleições no Irã em 2009. Na produção, é o ator mexicano Gael García Bernal (No, Cartas para Julieta, Ensaio sobre a Cegueira) quem interpreta Bahari. Confira o trailer oficial legendado no link abaixo.

O jornalista Bahari, que residia em Londres na época, estava esperando seu primeiro filho. Para ajudar no orçamento familiar, ele aceita um trabalho extra para cobrir as eleições de 2009 no Irã para a revista americana “Newsweek” e aproveita para visitar sua mãe. No mês de junho, ele desembarca em seu país e em sua cidade natal, poucos dias antes das eleições, disputadas pelo presidente em exercício, Mahmoud Ahmadinejad, e pelo candidato da oposição, Mir-Hossein Mousavi, cuja popularidade estava em franca ascensão.

Nos dias que antecedem as eleições, ele dá uma entrevista em Teerã para o programa “The Daily Show with Jon Stewart”, em que são feitas sátiras à situação do país, no estilo tradicional do programa, entrevista os representantes dos dois candidatos e se mistura à população para conhecer melhor os anseios das ruas.

No dia das eleições, enquanto os partidários do candidato Mousavi saíam às ruas para protestar contra a declaração de vitória de Ahmadinejad antes mesmo do fechamento das urnas, o jornalista decide assumir um grande risco pessoal ao filmar e enviar a reportagem sobre os distúrbios para a emissora britânica BBC publicar.

Pouco tempo depois, a polícia invade a casa da mãe (Shohreh Aghdashloo, de A Instituição, A Casa do Lago, Casa de Areia e Névoa) de Bahari, onde ele estava hospedado, e sob argumentos questionáveis leva o jornalista para detenção. Na prisão, uma das provas usadas contra Bahari é a entrevista que ele concedeu ao “The Daily Show with Jon Stewart” – seus algozes levaram a sério as brincadeiras que foram ao ar e o acusaram de traição.

Na prisão, o jornalista é submetido à tortura e a incessantes interrogatórios nos longos 118 dias seguintes, conduzidos sempre pelo mesmo homem, que se identificou apenas pelo codinome Rosewater (Kim Bodnia, de "Amor é Tudo o que Você Precisa").

Em outubro de 2009, após a esposa de Bahari liderar uma campanha internacional de Londres pela libertação do marido em todos os canais da mídia ocidental, inclusive no “The Daily Show with Jon Stewart”, as autoridades iranianas finalmente deixaram o jornalista livre, após o pagamento de US$ 300.000 e a promessa de que Bahari atuasse como espião para o governo. O sensível e belíssimo drama "118 Dias" marca a estreia como roteirista, diretor e produtor executivo do apresentador Jon Stewart.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.