terça-feira, 3 de novembro de 2015

.: Folianópolis em edição histórica: Artistas viajam nos 30 anos do axé

Última noite da comemoração de 10 anos do Folianópolis reuniu Diana Dias, Ivete Sangalo, Eva e Harmonia do Samba


A chuva deu até uma trégua neste domingo para o último dia do 10º Folianópolis. A festa terminou com um público empolgado após três dias de micareta. Cerca de 48 mil foliões curtiram as duas viagens no tempo proporcionadas pela edição comemorativa do Folia na Passarela Nego Quirido: o tema cinema, que lembrou os grandes clássicos na cenografia e figurino de parte dos artistas, e a homenagem aos 30 anos do axé, que contou com um verdadeiro resgate da memória do gênero nestas três décadas por todos os músicos que cantaram nos trios elétricos. No domingo, Diana Dias, Ivete Sangalo, Eva e Harmonia do Samba encerram a edição histórica do Folia.

Em seu primeiro ano entre as atrações principais, a manezinha Diana Dias entrou na Passarela Nego Quirido vestindo um figurino inspirado na atriz e cantora Selena Quintanilla Perez, em referência ao tema da micareta. Desenhado pela estilista Camila Fraga, o modelo é uma homenagem à cantora americana filha de pais mexicanos que sofreu muito preconceito por manter a origem latina em suas músicas, mesmo vivendo no Texas (EUA).

Diana se identifica com a garra de Selena e mostrou toda a sua energia estreando o repertório com arranjos do novo show, “Doce Magia”, que tem músicas inspiradas na cultura e na musicalidade da Ilha de Santa Catarina. Ela também levantou o público cantando uma versão axé de Bang, de Anitta, e a música do Folianópolis, em homenagem aos 10 anos do evento.

A manezinha terminou a apresentação dando boas-vindas a Ivete Sangalo, sua “madrinha” e com quem cantou pela primeira vez no Folianópolis, antes de se tornar uma das atrações principais nos trios. A baiana surgiu no trio com longos cabelos ruivos e um vestido preto inspirados em Gilda, personagem do filme norte-americano homônimo de 1946. O modelo assinado por Martha Medeiros coberto por cristais Swarovski deu ainda mais glamour ao aniversário do Folianópolis, evento do qual Ivete participou de nove edições, inclusive na primeira, em 2006 – a rainha do axé só não pode vir no ano em que teve seu filho.

“Veveta” fez um grande show. Simpática, distribuiu sorrisos e brincou com o público: “O que acontecer hoje é tudo culpa da Rita”, uma referência à Rita Hayworth, intérprete de Gilda. Ivete fez todo mundo dançar com Tempo de Alegria e clássicos como Levada Louca e Faraó. E ainda chamou Tiago Abravanel para cantar Gostava Tanto de Você, de Tim Maia.

Logo depois de Ivete, a banda Eva entrou na passarela. De volta ao Folianópolis, o grupo fez uma verdadeira homenagem à história do axé. Vestindo um kilt – “para ficar mais confortável”, segundo explicou -, o vocalista Felipe Pezzoni não resistiu, desceu do trio e foi para o meio do público cantar Eva, Não Precisa Mudar e Parabéns a Você para o Folianópolis. De volta ao trio, lembrou o primeiro sucesso do axé, Fricote, de Luis Caldas, e depois Abre a Roda, de Sarajane. E teve até pedido de casamento em cima do trio, ao som de Você e Eu, protagonizado por um folião fã da banda.

Para fechar, Harmonia do Samba estreou no Folia e de cara Xanddy se surpreendeu com a animação do público: “Eu me sinto em Salvador, na Bahia”. Com o estilo que mistura samba e axé, o vocalista pediu para que o público engatasse a marcha ré para a música Vem de Ré e, com a esposa Carla Perez dançado no trio, cantou Dança da Budinha e Segura o Tchan. Dali pra frente a banda entrou também para a história do Folianópolis, maior festa privada de Santa Catarina e que está entre as cinco principais micaretas do Brasil. "Quando recebemos o convite, fiquei impressionado com o carinho e o calor que o Harmonia recebeu aqui em Floripa”, agradeceu Xanddy, que havia participado de um pocket show na Première de lançamento do Folia, em setembro.

Um Folianópolis para ficar na história

Primeira noite: As três noites do 10º foram uma verdadeira homenagem à história do evento e à micareta. Logo na primeira noite, Jammil e Uma Noites entrou pela primeira vez na avenida do Folianópolis. Levi Lima entoou hinos do ritmo, como Bate Lata e Milla – uma homenagem a Netinho que não pode comparecer no Folianópolis por motivos familiares. 

Na mesma noite, Saulo foi a primeira atração a receber um convidado no trio. Verdadeira diva do axé, Margareth Menezes entrou cantando Faraó, um clássico que a tornou conhecida em todo o país. 

Depois de Saulo, a noite continuou com os também estreantes Aviões. Solange e Xand chamaram todo mundo para cantar. E a vocalista antecipou: “Com certeza, este Folianópolis será o primeiro de muitos”. Solange contou que ficou surpresa com a quantidade de turistas vindos de todo o país para o Folianópolis: “O Brasil está aqui”, declarou. A catarinense Diana Dias subiu no trio e cantou com o Aviões a música Vagabundo Confesso, do Dazaranha.

Para fechar a primeira noite de festa, Psirico fez a maior festa na avenida. Grande destaque de 2014, a banda repetiu a dose. O vocalista Márcio Victor desceu do trio direto para a passarela e fez todo mundo dançar no arrastão. O grupo convidou Tatau, ex-vocalista do Araketu, para dar uma pitada a mais de animação. Mesmo com voo marcado para logo após o show, Márcio Victor se encantou com a multidão e não queria terminar a apresentação. Chegou a pedir uma terceira volta pela avenida, mas acabou decidindo por esticar o show na “bolha”, local de onde sai o trio em direção à passarela. Antes, convidou Diana Dias para acompanha-lo em Te Quero Delícia, música que o Psirico gravou com Ivete Sangalo.

Segundo dia: Para começar, o vocalista Denny, da Timbalada, esquentou o público fazendo todo mundo correr literalmente no ritmo do axé. Márcia Freire, ex-vocalista da banda Cheiro de Amor, foi convidada pela Timbalada para uma homenagem aos 30 anos de axé. Márcia cantou o clássico Canto ao Pescador e a inesquecível Vai Sacudir, Vai Abalar, entre outros sucessos. 

O passeio pela história do axé continuou quando Durval Lelys entrou na avenida. A participação do músico nos 10 anos do Folianópolis foi especial, principalmente pelo fato dele ter se apresentado na primeira edição do evento, em 2006, na época ainda como vocalista do Asa de Águia. Para celebrar, Durval convidou Ricardo Chaves a subir no trio cantando É o Bicho, um dos grandes sucessos que levou o axé da Bahia para todo o país. 

Pela sua presença na história do Folianópolis, Durval Lelys recebeu em cima do trio uma placa entregue por Doreni Caramori Junior, sócio e diretor do Grupo All, empresa responsável pelo evento. Os artistas que fazem parte desta edição especial do Folia tiveram as marcas das mãos impressas em uma placa, como na calçada da fama, remetendo também ao tema da micareta, que é cinema. Durval ficou emocionado e agradeceu o carinho: “me sinto honrado por estar em Florianópolis”, disse. 

Com uma apresentação arrasadora, Tomate deu duas voltas na passarela sem perder o ânimo cantando sucessos como Docinho de Amor, Chupa Toda e A Gente se Vê Depois da Chuva, além de Jackie Tequila e Proibida pra Mim. “São 10 anos de sucesso e energia”, falou sobre o aniversário do Folianópolis.  

Para fechar a segunda noite, Batom na Cueca entrou na avenida com Me Abraça, sucesso da banda Eva, atração deste domingo no Folianópolis. A banda seguiu com Araketu Bom Demais, Carrinho de Mão e Olha a Onda e também surpreendeu com Amante Profissional e Suíte Quatorze na versão axé.

Decoração de cinema: Um letreiro do Folianópolis ao estilo de Hollywood iluminou a arquibancada da festa este ano. Seguindo o tema cinema, duas estátuas gigantes de personagens do filme Avatar foram instaladas na Passarela Nego Quirido. Além disso, máquinas de pipoca self-service foram espalhadas por todos os ambientes da festa.

Quem passou pelo camarote também viu muitas das surpresas preparadas para este ano. A decoração dos corredores e bares ganharam o clima de Avatar, Star Wars e até de O Exorcista. Atores fantasiados de personagens do cinema, como Jack Sparrow, de Os Piratas do Caribe, interagiram com o público do Folia.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.