terça-feira, 10 de maio de 2016

.: Os sete erros mais comuns em uma entrevista de emprego

Uma entrevista de emprego bem-sucedida é a porta de entrada para um novo trabalho ou pelo menos para a próxima fase do processo seletivo.  Porém, muita gente ainda comete desvios nesse momento tão especial. 

“Seja em uma oportunidade fixa ou temporária, a entrevista quase sempre marca o início do recrutamento. É quando tanto o candidato quanto o empregador construirão suas primeiras impressões um sobre o outro. Por isso é tão importante”, diz Márcia Almström, diretora de Recursos Humanos do ManpowerGroup Brasil, empresa líder em soluções de gestão de carreiras, seleção e recrutamento.  

Conheça abaixo os 7 principais erros cometidos por candidatos em uma entrevista, listados pelo ManpowerGroup, e prepare-se melhor! 

Erro 1 - Chegar atrasado
Dica: ao saber do local da entrevista estude as possibilidades de rotas e pontos de referência para o endereço. Caso perceba que vai se atrasar, o melhor é comunicar a empresa. Tente chegar com pelo menos 20 minutos de antecedência.

Erro 2 -  Ser prolixo ou monossilábico nas respostas
Dica: saiba desenvolver as suas respostas com segurança e naturalidade, valorizando o seu potencial profissional.  Para isso, é muito importante que você conheça bem o seu currículo e esteja à vontade com ele.

Erro 3 - Estar desinformado
Dica: antes de chegar à entrevista, pesquise sobre a empresa onde deseja trabalhar.  Colete informações que poderão ser úteis ao processo seletivo.   Ter mais familiaridade com a empresa  sempre reduz o nervosismo e demonstra seu interesse em integrar o time da casa.

Erro 4 - Perguntar sobre o salário logo no início da conversa
Dica: claro que a remuneração é importante, mas focar a conversa nela demonstra que o dinheiro é sua única motivação, o que não é bem visto pelas empresas.

Erro 5 – Falar mal da experiência anterior
Dica: confidencialidade e descrição são fatores que as empresas buscam nos candidatos, por isso mantenha a ética profissional. Evite falar mal de seu antigo emprego e revelar informações confidências.

Erro 6 -  Estar vestido de forma inadequada
Dica: uma entrevista de emprego é algo sério.  Conheça o perfil da empresa para a qual está se candidatando e vista-se de forma coerente com ela. Cores neutras e mais discretas diminuem as chances de errar.

Erro 7 - Expor demais a vida pessoal
Dica: expor problemas ou condições familiares, como doença e problemas financeiros,  como uma estratégia para  pleitear a vaga é uma péssima ideia.   O critério para a seleção será, principalmente, a postura e a experiência profissional do candidato.  Valorize-as! 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.