segunda-feira, 26 de fevereiro de 2018

.: Vida e obra do poeta Gregório de Matos é apresentada aos jovens

Por meio das poesias satíricas, amorosas e religiosas, o leitor conhecerá um pouco do período barroco no Brasil.

O barroco brasileiro foi um período extremamente marcante para a literatura nacional. Graças ao estilo artístico introduzido pelos jesuítas no século XVII, o Brasil desenvolveu uma literatura própria, que deu seus primeiros passos graças aos escritores que nasceram na, então, colônia. Nesse sentido, merece destaque o autor Gregório de Matos, que acaba de ganhar um título com sua vida e obra, elaborado por Douglas Tufano e publicado pela Editora Moderna.

No livro, o leitor é convidado a uma volta no tempo, onde o cenário da capital do Brasil daquela época era o ciclo da cana-de-açúcar, a religiosidade, os engenhos e a escravidão. É nesse contexto que Gregório de Matos Guerra, também chamado de "Boca do Inferno", produz poesias satíricas, amorosas e religiosas. Após se formar em Lisboa, o autor chega ao Brasil e tenta adaptar os princípios barrocos da Europa às contradições de sua realidade. No entanto, após ridicularizar o governador Antonio Luiz Gonçalves da Câmara Coutinho, o escritor acabou sendo deportado para Angola.

Além de informações sobre a vida do poeta, os jovens terão acesso a uma coletânea das poesias de Gregório. Para cada um desses textos, o professor Douglas Tufano elaborou notas explicativas, facilitando assim a compreensão dos leitores iniciantes. O título traz um capítulo especial que trata da importância da oratória no século XVII, com destaque para os sermões do padre Antônio Vieira - outra figura desse estilo artístico brasileiro - e por um painel ilustrado sobre a arte barroca.

Por fim, há um suplemento didático com várias sugestões de atividades indicadas para os alunos aprofundarem os conhecimentos sobre a obra de Gregório de Matos e sobre o Barroco em geral. O livro faz parte da coleção Na Sala de Aula, de Douglas Tufano que é didaticamente preparada e ilustrada para um rico trabalho de iniciação literária, apresentando grandes escritores brasileiros e portugueses.

Sobre o autor
Douglas Tufano nasceu em São Paulo e é formado em Letras e Pedagogia pela USP. Foi professor efetivo da rede oficial de ensino de São Paulo e trabalhou também em escolas particulares, tendo lecionado Português, Literatura Brasileira e História da Arte. Atualmente, ministra cursos de capacitação para professores de todo o Brasil a convite de Secretarias de Educação e instituições particulares de ensino. É autor de vários livros didáticos e paradidáticos, publicados pela Editora Moderna.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.