sexta-feira, 23 de março de 2018

.: Livro analisa origem da vida: Design Inteligente ou Evolução?

Pesquisador coloca frente a frente as teorias do TDI (Teoria do Design Inteligente) e TE (Teoria da Evolução) reunindo dados científicos e apontando questões polêmicas


A Editora Mackenzie lança o livro “Fomos planejados: a maior descoberta científica de todos os tempos” (460 páginas), do renomado pesquisador brasileiro Marcos Eberlin, que aborda a relação das teorias da origem da vida e o Design Inteligente, por meio de um viés científico e documentado.

O autor apresenta diversos dados científicos e coloca os pontos frente a frente às duas teorias adversárias, abordando questões como fatos e boatos sobre as Teorias da Evolução do Cosmo e Química. Esses apontamentos permitem a reflexão sobre a melhor inferência para a sua causa. Na obra, debate-se ainda o que a Ciência de fato sabe sobre o Big Bang, contrapondo-o à ideia que aponta para uma mente inteligente como a arquiteta do Universo e da vida.

Eberlin explica que a obra é indicada para quem pretende entender melhor a polêmica entre as duas teorias, mas que vai além, reunindo uma pesquisa ampla para estudantes e pesquisadores que procuram uma fonte para consulta que aborde todas as vertentes, buscando a isenção de ideologias.

Entenda as diferenças: Sobre a origem da vida, o TDI (Teoria do Design Inteligente) defende que mesmo as células e moléculas biológicas mais simples seriam, na verdade, tão complicadas que jamais poderiam ter surgido por vias naturais. A TE (Teoria da Evolução) sustenta que embora não exista um modelo geralmente aceito para a origem da vida a partir de moléculas não vivas, substâncias orgânicas, como componentes das proteínas e do DNA, podem surgir espontaneamente universo afora.

Sobre a evolução humana, o TDI diz que não é possível comprovar uma transformação gradual de certos grupos de primatas mais antigos em ancestrais do homem moderno. Já o TE argumenta que existe semelhança genética entre o homem e primatas como os chimpanzés e gorilas, há uma sequência temporal clara que começa com primatas bípedes e chega gradualmente a espécies cada vez mais semelhantes a nós

Sobre o autor: Marcos Eberlin é graduado e mestre em Química, doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e pós-doutor pela Universidade de Purdue (Estados Unidos). Na Unicamp, fundou o Laboratório ThoMSon de Espectrometria de Massas, um centro de pesquisas de grande reconhecimento internacional, do qual atualmente é coordenador. É membro da Academia Brasileira de Ciências (2002) e comendador da Ordem Nacional do Mérito Científico (2005). Recebeu o Prêmio de Reconhecimento Acadêmico Zeferino Vaz (2002), o Prêmio Scopus/Capes (2008) de excelência em publicações e formação de pessoal e a medalha J. J. Thomson (2016) da Sociedade Internacional de Espectrometria de Massas (IMSF). Foi presidente (2009-2014) da IMSF, e é hoje presidente da Sociedade Brasileira de Espectrometria de Massas (BrMASS) e da Sociedade Brasileira do Design Inteligente (TDI Brasil). É também editor-associado do Journal of Mass Spectrometry, da Wiley, e um dos mais destacados cientistas brasileiros, tendo publicado mais de 800 artigos científicos com milhares de citações em áreas científicas diversas como Química, Física, Bioquímica, Biologia e Ciências Forense, Farmacêutica, de Alimentos, Veterinária, Médicas e de Materiais.

Sobre a Editora: Especializada na publicação de livros acadêmicos e técnico-científicos, a Editora Mackenzie, com mais de 17 anos de mercado, publicou mais de 200 títulos de alguns dos mais renomados pesquisadores do país, nas áreas de Administração, Educação, Engenharia, Filosofia, Letras e Linguística, Psicologia, Teologia, entre outras, contribuindo para o desenvolvimento da educação brasileira.

Livro: Fomos planejados: a maior descoberta científica de todos os tempos
Autor: Marcos Eberlin
Edição:
Páginas: 460 (16 x 23 cm)
Ano: 2018

Sobre o Mackenzie: A Universidade Presbiteriana Mackenzie está entre as 100 melhores instituições de ensino da América Latina, segundo a pesquisa QS Quacquarelli Symonds University Rankings, uma organização internacional de pesquisa educacional, que avalia o desempenho de instituições de ensino médio, superior e pós-graduação.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.