segunda-feira, 20 de agosto de 2018

.: Clube do Livro em Libras: Sesc Avenida Paulista realiza encontros

O Projeto LiteraSurda valoriza a produção literária e artística surda e conta com tradução em português para o público ouvinte


LiteraSurda. Crédito: Sylvia Sato

No dia 23 de agosto, quinta às 19h30, acontece no Sesc Avenida Paulista o primeiro encontro do projeto LiteraSurda, um clube do livro em Libras que promove a valorização de obras literárias de artistas surdos. Os encontros são mensais e em cada edição são convidados dois artistas para falarem sobre suas vivências e trajetórias. Na atividade que acontece em agosto, os convidados para a primeira edição são a artista e educadora Isadora Borges e o autor de livros de literatura surda Cláudio Mourão (Cacau). A atividade é gratuita e para participar não é necessário retirar ingresso. Todos os encontros possuem tradução em português para o público ouvinte e contam com a mediação e curadoria de Erika Mota e Sylvia Sato.

O PROJETO: O projeto LiteraSurda é um clube do Livro em Libras, fruto do desejo de valorização da produção literária e artística surda a partir do compartilhamento e troca propostos pelos próprios produtores, protagonistas de suas histórias. Em cada encontro, dois artistas serão convidados a falar de sua trajetória artística literária, bem como sobre suas vivências com a Literatura em si. Os encontros são mediados por Erika Mota e Sylvia Sato, ambas intérpretes de libras atuantes no cenário cultural paulista. A cada mês, uma temática diferente será abordada, a fim de abranger uma gama maior da produção literária surda.

EDIÇÃO DE AGOSTO: O tema do primeiro encontro é "Literatura Visual pela Contação de Histórias", e para dividir com o público um pouco das experiências com o assunto Isadora Borges e Cacau Mourão contam um pouco de sua trajetória e vivência.

Isadora Borges (SP) é formada em Comunicação e Artes do Corpo pela PUC-SP. Atualmente é arte educadora surda do Instituto Tomie Ohtake e especialista em contação de histórias e intervenções culturais. Tem mais de 10 anos de experiência em trabalhos artísticos e mediação em acessibilidade, se comunicando por meio da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Já realizou apresentações teatrais, performances, laboratórios criativos com interação de surdos e ouvintes, palestras e visitas educativas em diversas instituições culturais como Centro Cultural Banco do Brasil/SP, Caixa Cultural, Oca, Instituto Itaú Cultural, Museu da Língua Portuguesa, MIS-SP Museu da Imagem e do Som, Teatro TUCA/SP e em unidades da Rede Sesc SP. Seu repertório artístico literário é formado por contos populares, sempre com apoio de recursos visuais como máscaras, fantoches e criação de cenários.

Cláudio Mourão – Cacau (RS) possui Graduação em Educação Física, pelo Centro Universitário Metodista IPA e em Letras/Libras pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. É Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É ex-professor de teatro e dança de salão. Autor de dois livros de Literatura Surda-Infantil: As Luvas Mágicas do Papai Noel, com co-autoria de Alessandra Klein e A Fábula da Arca de Noé ambos publicados pela Editora Cassol. Atualmente é pesquisador do Grupo Interinstitucional de Pesquisa em Educação de Surdos – GIPES; Professor Adjunto no Instituto de Letras, Departamento de Línguas Modernas, no Curso de Bacharelado em Letras, habilitação Tradutor e Intérprete de Libras-Português/Português-Libras, na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS; e coordenador do projeto de extensão "Arte de Sinalizar" - UFRGS.

OS PRÓXIMOS ENCONTROS
27.SETEMBRO - Poesia nos Slams - pesquisas em desenvolvimento
18.OUTUBRO - o Humor do Palhaço Surdo
08.NOVEMBRO - Poesia escrita ... Poesia sinalizada: o encontro de dois universos linguísticos
06.DEZEMBRO - HQ e Literatura de cordel

LITERASURDA: UM CLUBE DO LIVRO EM LIBRAS
Dias: 23 de agosto
Horário: 19h30 (quinta)
Local: Biblioteca – 15º andar
Ingressos: Grátis – sem retirada de ingresso
Duração: 120 minutos
Classificação etária: Livre

SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, Bela Vista, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m
Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.
Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista
Facebook: facebook.com/sescavpaulista 
Instagram: @sescavpaulista

App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.