quinta-feira, 1 de novembro de 2018

.: “Por que a guerra?” analisa a história dos conflitos humanos

Qual é a causa das guerras e como é possível alcançar a paz? A pergunta de um milhão de dólares vem guiando estudos e pesquisas dos mais diversos pensadores da contemporaneidade. Em “Por que a guerra?”, que chega às livrarias pela Civilização Brasileira em setembro, os organizadores Francisco Carlos Teixeira da Silva e Karl Schurster Sousa Leão mostram que a questão é muito mais antiga do que parece: a preocupação com o histórico da violência entre os homens vem desde as batalhas gregas até as ciberguerras dos dias atuais.

Em 17 artigos de diversos pesquisadores brasileiros, o livro mostra que as narrativas sobre a guerra existem desde a tradição oral da Antiguidade, passando por textos como a “Ilíada” e as histórias edificantes sobre guerreiros que educavam os jovens em Roma e Esparta, por exemplo; até as novas formas de guerra inauguradas pós-11 de setembro de 2001

Os textos falam ainda sobre o início das Cruzadas, no século XI, que inaugurou um longo período de conflitos entre o Ocidente e o mundo muçulmano; o avanço do capitalismo e as revoluções americana e francesa no século XVIII, que trouxeram um caráter popular e de libertação às guerras; o impacto do fenômeno napoleônico e a primeira vez em que a paz e a guerra de fato aparecem como temas de debate entre filósofos; até chegar às guerras do século XX, com sua lógica bélica que passou a incluir objetivos racistas de limpeza étnica e que, com a Segunda Guerra Mundial, chega ao auge com as técnicas industriais de assassinato do Holocausto e a ameaça da bomba atômica.


ORELHA:

“O que causa as guerras e como elas podem ser evitadas? Essa pergunta estruturou a disciplina das Relações Internacionais no mundo acadêmico anglo-saxão após o trauma provocado pela Primeira Guerra Mundial, o conflito mais violento e destrutivo que a humanidade vivera até então.
Duas tradições teórico-filosóficas polarizaram as respostas a essa questão na fase inicial da disciplina: uma, sob inspiração de Hobbes e Hegel, apontava o conflito como atributo constitutivo do sistema internacional, e a paz como condição gerada por um equilíbrio de forças necessariamente precário e instável; já a abordagem orientada ao pensamento de Grotius e Kant denunciava a “irracionalidade” da Guerra e sustentava ser possível conter os seus efeitos destrutivos e fundar uma “paz perpétua” com base em valores culturais comuns e na interdependência econômica dos mercados mundiais.
O livro Por que a guerra?, organizado pelos professores Francisco Carlos Teixeira da Silva e Karl Schurster Sousa Leão, revela como a preocupação com o tema tem origens muito mais longínquas do que essas referências modernas, remetendo a reflexões desenvolvidas de forma ininterrupta pela humanidade desde a Antiguidade, tanto no Mundo Ocidental quanto Oriental. Os 17 capítulos da obra examinam de forma multifacetada a evolução dessas reflexões e desses estudos até os dias de hoje, incluindo visões da guerra do futuro alimentadas por projeções acadêmicas e artísticas neste início de novo milênio.
Em tempos de crescente turbulência e incerteza no sistema internacional, trata-se de obra fundamental para orientar e iluminar nossa inquietação com a atual “marcha da insensatez” em curso no mundo.” (Luis Fernandes, professor do IRI/PUC-RJ e da UFRJ e coordenador da área de Ciência Política, Relações Internacionais e Defesa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior do CNPq/Capes)


Karl Schurster Sousa Leão é professor do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Pernambuco (UPE) e livre-docente em História do Tempo Presente da mesma instituição. É professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais da Universidade Nacional de La Plata e do Mestrado Profissional em História da Universidade Federal de Sergipe (UFS). Francisco Carlos Teixeira da Silva é professor titular de História Moderna e Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professor emérito da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército Brasileiro e professor conferencista do Curso de Inteligência Estratégica da Escola Superior de Guerra (ESG).

Livro: Por que a guerra?
Organização: Francisco Carlos Teixeira da Silva e Karl Schurster Sousa Leão
448 páginas
Preço: R$ 69,90
Editora: Civilização Brasileira | Grupo Editorial Record

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.