sábado, 10 de novembro de 2018

.: "Teatro Breve de Garcia Lorca” estreia temporada no Memorial Getúlio Vargas

Foto: Bernardo Santos

“Teatro Breve de Garcia Lorca”, do dramaturgo e poeta espanhol, Federico Garcia Lorca, produzido pela Cia Noir Sur Blanc, estreia temporada no Memorial Getúlio Vargas de 13 até 28 de novembro. A peça, dirigida por Brigitte Bentolila (“Hamlet é Negro” e “Os Negros”), francesa domiciliada no Brasil, traz em seu elenco os atores Paulo Guidelly (“Noites do Vidigal” e “Elza Soares - A Mulher do Fim do Mundo”) e Vanessa Pascale (“Anônimas”, “Medea en Promenade” e “Feira de Humor”).

"O Teatro Breve de Garcia Lorca é composto por três peças: “O Passeio de Buster Keaton”; “A Donzela, o Marinheiro e o Estudante” e “Quimera” que são levadas em cena com poesia, dança e música. O espetáculo pode ser entendido e apreendido de forma quase muda. Percebido através do corpo e do gesto, feito de imagens, ruídos e sensações, escrito e desenhado no espírito de juventude que desperta um olhar sobre a vida. Sua leveza é poética e profunda, onde a palavra surge a partir da rara necessidade", diz a diretora.

Lorca foi poeta, pintor e músico e criou na década de 30, “La Barraca”, cuja tradução do espanhol, significa “tenda”, que foi um lugar de encontro de pintores, bailarinos, comediantes, músicos, entre outros artistas que fomentavam o debate e as experimentações artísticas da época. Em Teatro Breve, ele fala desse encontro feliz de todas as artes reunidas em uma só: o Teatro.

"Eu estou muito ansioso, pois é uma responsabilidade grandiosa fazer no teatro obras de Frederico Garcia Lorca e substituir o grande ator que foi Antônio Manso. Esse espetáculo é uma homenagem a ele. Não vou ser pretensioso de dizer que tudo que eu levo em cena partiu somente da minha intuição de ator, ele é minha grande inspiração. Porém, somos atores de geração e formação bem diferentes. O espetáculo não será eu imitando o Antônio, contudo, ele é o meu ponto de partida, meu anjo da guarda", diz Paulo Guidelly sobre a importância do papel que foi vivido posteriormente por Antônio Manso.

O cinema mudo de Buster Keaton, em Nova York, o amor da Donzela para o Marinheiro; o Estudante na Espanha; o pai que deixa filhos e mulher, em casa, na Andaluzia são histórias simples e curtas, com imagens leves e alegres, tristes e profundas, amargas e doces que se provocam, se interpelam. A atriz Vanessa Pascale dá vida a todas essas cenas e soube dos testes por intermédio de uma amiga. Ela, que recentemente viveu Manu em “Malhação: Vidas Brasileiras”, estrela, ao lado de Paulo Guidelly o espetáculo.

"O processo é muito intenso e rico! Há dança, poesia, cinema e culturas variadas. Viajamos no tempo e no espaço. O Paulo é um presente, um ator habilidoso, com percepção refinada e gentil. É um trabalho de muita sensibilidade. A Brigitte, nossa diretora, é admirável, inteligentíssima, pragmática, generosa e também nos dá liberdade para criar junto", diz Vanessa Pascale sobre o processo de criação do espetáculo.

"O desejo, a sexualidade e a homossexualidade afloram de forma sutil, porém violenta na obra do poeta. Lorca foi assassinado em plena guerra civil espanhola por causa das suas opções de vida e de arte. Teatro singelo e singular, diferente das obras antológicas do Teatro mais reconhecido de Lorca, como “A Casa de Bernarda Alba”, “Bodas de Sangue” ou “Yerma”. “Teatro Breve” se destaca nas Obras Completas de Lorca. Essa peça foi escrita em Nova York em plena crise mundial em 1929 e ressoa de uma forma atual, moderna e contemporânea", finaliza Brigitte.

Teatro Breve de Garcia Lorca
Memorial Getúlio Vargas
Sala Zaíra de Oliveira
Temporada de 13 até 28 de novembro
Praça Luís de Camões s/n subsolo, Glória-RJ
Telefone: 2205-8191
116 lugares
Apresentações: Terças e quartas às 19h
Duração: 60 minutos
Classificação Indicativa: 14 anos
Ingresso: R$ 30,00 (inteira) / R$ 15,00 (meia).

Ficha Técnica
Texto: Federico Garcia Lorca
Dramaturgia e Direção: Brigitte Bentolila
Atriz: Vanessa Pascale
Ator: Paulo Guidelly
Voz off: Antonio Manso
Figurino: Patrícia Muniz
Iluminação: Vilmar Olos
Cenografia: Victor Aragão
Assistente de Direção: Mônica Nega Assis
Assistente de Cenografia: Sofia Magalhães
Cenotécnico: Jose Luiz Cristofaro
Visagismo: Raphaela Galiza
Cabelo: Jacy Alves Tranças
Camareira: Rosângela
Preparação Vocal: Veronica Machado
Preparação Corporal: Renato Marques
Designer Gráfico: Thiago Fontin
Imagens e Vídeo: Clarissa Cosenza e Katherine Sério
Fotos: Bernardo Santos
Filmagem: Dan Coelho
Assessoria Jurídica: Dr. Eduardo Garcia
Assessoria de Comunicação: MercadoCom
Trilha Sonora: Cia Noir Sur Blanc
Assistente de Produção: Teca Viegas e Mônica Nega Assis
Produção Executiva: Manuela De Lorenzo
Coordenação do Projeto e Direção de Produção: Leandro Terra
Realização: Silhueta Produções

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.