sábado, 9 de fevereiro de 2019

.: "O Quinto Risco", de Michael Lewis, é lançado pela Editora Intrínseca

Autor de best-sellers como Moneyball e Flash Boys, renomado jornalista americano faz uma análise ácida e preocupante do início do governo Trump


“O período entre a eleição e a posse parece uma aula de química à qual metade dos alunos chegou atrasada e se vê forçada a pegar as anotações com a outra metade antes da prova.


Antes de deixar a Presidência dos Estados Unidos, em janeiro de 2017, Barack Obama instruiu funcionários de diversos setores do seu governo a reunir as informações que ajudassem seu sucessor a entender os meandros do funcionamento da máquina estatal. O governo Bush fez o mesmo por Obama, para assegurar uma transferência de poder o mais tranquila possível. Quando a eleição de Donald Trump foi confirmada, todas as agências federais se prepararam para receber a equipe do futuro presidente — mas ninguém apareceu. Após semanas, os poucos enviados demonstraram despreparo e desinteresse totais sobre suas novas funções.

Para escrever o novo livro, "O quinto risco", que chega às livrarias pela Intrínseca, o escritor e jornalista americano Michael Lewis foi atrás de funcionários de administrações anteriores, aos poucos afastados dos cargos, a fim de ouvir o que eles teriam a dizer sobre os riscos e desdobramentos provenientes das atitudes intempestivas de Trump. Ao conversar com especialistas — responsáveis por pastas como Energia, Agricultura e Comércio — ele percebeu que uma das principais ameaças iminentes contra a nação americana (e o mundo) tem a sua personificação máxima na figura do próprio presidente.

Na escala de projeções de situações emergenciais, o quinto risco é tudo aquilo que desconhecemos, e nem sequer cogitamos que possa acontecer. Mas o que fazer quando quem deveria se inteirar de tudo a fim de minimizá-lo simplesmente lava as mãos e prefere se refugiar na ignorância? De que forma o desprezo pelo conhecimento demonstrado por aqueles em posição de liderança ameaça o futuro da humanidade?

Em "O quinto risco", Michael entrevistou experientes profissionais de três departamentos estratégicos, responsáveis por funções essenciais do governo, como proteger o lixo nuclear (departamento de Energia) e garantir a segurança alimentar (Agricultura). Partindo dos relatos desses experientes burocratas federais, ele faz um retrato sombrio do período de transição e dos primeiros meses do governo Trump.

Michael Lewis é escritor e jornalista, formado em história da arte pela Universidade de Princeton e mestre em economia pela London School of Economics. Colunista do site Bloomberg View e colaborador da Vanity Fair, já contribuiu também com as revistas The New York Times Magazine, The New Yorker e Sports Illustrated. Publicou pela Intrínseca Moneyball, Flash Boys e O projeto desfazer. Atualmente mora nos Estados Unidos com a mulher e os três filhos.


Esclarecedor... Sua relevância para os leitores permanecerá para além da era Trump.” — Publishers Weekly

O Quinto Risco
Tradução: Cássio de Arantes Leite
Editora: Intrínseca
192 páginas
Impresso: R$ 49,90
E-Book: R$ 34,90

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.