sábado, 22 de junho de 2019

.: Machado de Assis, os 180 anos do melhor entre os melhores escritores

Foto colorizada pelo projeto Machado de Assis Real
Joaquim Maria Machado de Assis nasceu em 21 de junho de 1839, no Morro do Livramento, nos arredores do centro do Rio de Janeiro. Seu pai, Francisco José de Assis, era neto de escravos alforriados; sua mãe, Maria Leopoldina Machado, era açoriana. Ainda criança, perdeu a mãe e uma irmã, e, em 1851, o pai. Muito cedo mostrou inclinação para as letras.

Começou a publicar poesia aos 15 anos, na Marmota Fluminense, e no ano seguinte entrou para a Imprensa Nacional, como aprendiz de tipógrafo. Aí conheceu Manuel Antônio de Almeida e mais tarde Francisco de Paula Brito, livreiro, para quem trabalhou como revisor e caixeiro. Passou então a colaborar em diversos jornais e revistas.

Publicou seu primeiro livro de poesias, "Crisálidas", em 1864. "Contos Fluminenses", sua primeira coletânea de histórias curtas, saiu em 1870. Dois anos depois, veio a lume o primeiro romance, "Ressurreição". Ao longo da década de 1870, publicaria mais três: "A Mão e a Luva", "Helena" e "Iaiá Garcia". Seu primeiro grande romance, no entanto, foi "Memórias Póstumas de Brás Cubas", publicado em 1881. Papéis avulsos, de 1882, foi sua primeira coletânea de contos dessa fase. Em 1899, publicou "Dom Casmurro".

Em dezembro de 1881, com “Teoria do Medalhão”, começou a colaboração na Gazeta de Notícias. Ao longo de 16 anos, escreveria mais de 400 crônicas para o periódico. Em 1897, foi eleito presidente da Academia Brasileira de Letras, instituição que ajudara a fundar no ano anterior. Morreu em 29 de setembro de 1908, aos 69 anos de idade.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.