quinta-feira, 22 de agosto de 2019

.: CAIXA Cultural SP: Duo Santoro no concerto “O Compositor É Vivo!”


A CAIXA Cultural São Paulo recebe o prestigiado Duo Santoro, formado pelos irmãos gêmeos Paulo e Ricardo Santoro, para uma série de quatro concertos inéditos patrocinados pela CAIXA e pelo Governo Federal, nos quais executarão apenas músicas de compositores brasileiros vivos. Os concertos marcam o início da programação musical de 2019 no mês em que o histórico prédio localizado na Praça da Sé completa 80 anos. 

No concerto ‘O compositor é vivo!’, o Duo executará obras consagradas de compositores como Edino Krieger e Ronaldo Miranda, entre outros, e obras inéditas, compostas exclusivamente para o projeto por André Mehmari e Tim Rescala. Os concertos acontecerão entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, às 19h15, e terão entrada gratuita. No dia 30 de agosto, haverá uma masterclass, às 16h, também com entrada gratuita.

O projeto surge a partir do desejo de mostrar ao público brasileiro um programa contendo um repertório exclusivamente brasileiro, apresentando apenas obras de compositores clássicos vivos. Com a finalidade de difundir e divulgar o que se constrói de cultura atualmente em nosso país, o projeto apresentará duas estreias mundiais de obras compostas exclusivamente para a interpretação do Duo, que serão apresentadas nos concertos realizados na CAIXA Cultural São Paulo: “Contrastes”, de André Mehmari, e “Espelho”, de Tim Rescala. 

Considerado “um dos maiores sucessos da música erudita brasileira” pelo Jornal O Globo, o Duo Santoro é um dos conjuntos mais elogiados pela crítica especializada. Único duo de violoncelos em atividade permanente no Brasil, o Duo Santoro estreou em 1990 e já se apresentou nas principais salas de concerto de todo o país e também no Carnegie Hall de Nova York, na Argentina e na República Dominicana. Seus recitais incluem um leque eclético de estilos, que vai do erudito ao popular. Uma das principais metas do Duo Santoro é a divulgação da música brasileira. Para isso, contam com a colaboração de vários compositores, que dedicaram algumas de suas principais obras ao Duo, tais como Edino Krieger, Ronaldo Miranda, João Guilherme Ripper, Ricardo Tacuchian, Dimitri Cervo, Villani-Côrtes, Tim Rescala, André Mehmari, entre outros.
Em 2013, lançaram seu primeiro CD, “Bem Brasileiro”, e em 2017, lançaram o segundo CD, “Paisagens Cariocas”, sendo eleito um dos “10 álbuns imperdíveis de música erudita” pela Revista Bravo! de São Paulo. No ano passado, gravaram o CD “Retratos de Brasil en Córdoba”, como solistas da Orquesta Académica del Teatro del Libertador.

Repertório
Ricardo Tacuchian -
Mosaicos II
Ronaldo Miranda - Diálogos
Dimitri Cervo - Pedro e Marcela
Edino Krieger - Cadência
João Guilherme Ripper - Cantiga e Desafio
Tim Rescala - Espelho*
André Mehmari - Contrastes*
Oswaldo Carvalho - Estação Feira de São Cristóvão
Todas as músicas são dedicadas ao Duo Santoro 
*Estreia mundial

A CAIXA Cultural São Paulo oferece uma programação diversificada com opções gratuitas, estimulando a inclusão e a cidadania.  O espaço está situado em um prédio histórico na Praça da Sé, construído em estilo “Art déco” e inaugurado em 1939. Conta com três galerias, salão nobre, auditório e sala de oficinas. Em 2018, apresentou 40 projetos culturais e educativos tais como espetáculos de dança, teatro, shows, debates, leituras dramáticas, oficinas e palestras. O espaço também abriga o Museu da CAIXA, uma exposição permanente que conta com instalações e inúmeros objetos originais, preservados desde a década de 40, mantendo vivas a história da instituição e de uma época da cidade de São Paulo e do Brasil.

Serviço
Projeto: Duo Santoro – o compositor é vivo!
Local:
CAIXA Cultural São Paulo
Endereço: Praça da Sé, 111 – Centro – São Paulo/SP
Período: 29, 30 e 31 de agosto e 1º setembro de 2019
Horário: 19h15
Entrada gratuita - Ingressos disponíveis a partir das 9h do dia da apresentação
Capacidade: 80 lugares
Informações: (11) 3321-4400 |  www.caixacultural.com.br
Livre para todos os públicos
Patrocínio CAIXA e Governo Federal

Serviço:
Masterclass
Local:
CAIXA Cultural São Paulo - Auditório do 6º andar
Data: 30 de agosto
Horário: 16h
Inscrições: masterclass@duosantoro.com.br
Evento gratuito (vagas limitadas)

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.