quarta-feira, 9 de outubro de 2019

.: O Dia das Bruxas Vem Aí: Bruxa Brasileira explica como surgiu a data

Tânia Gori comanda uma escola de magia há mais de 20 anos em São Paulo

Foto: Eduardo Knapp 


O Halloween ou Dia das Bruxas, como é mundialmente conhecido, surgiu há mais de 2 mil anos, baseado nas datas festejadas pelo povo Celta. Naquela época, os celtas acreditavam que o Halloween, chamado também de Samhain, era uma ocasião especial, onde a divisão entre os mundos visível e invisível se tornava mais sutil. Era o momento em que as forças sobrenaturais estavam ativas e os fantasmas e espíritos estavam livres para fazer o que bem quisessem. Estavam abertas as portas para todos os seres. 

Nos dias de hoje, a tradição de mais de 2 mil anos tornou-se uma grande brincadeira. Na noite do dia 31 de outubro, crianças americanas, inglesas, irlandesas e escocesas preparam-se para relembrar a data, conhecida também como Festival do Fogo.  Vestidas com fantasias de bruxa, fantasma, monstros e duende, elas percorrem longas distâncias saudando os moradores com a frase “Gostosuras ou Travessuras” pedindo doces e guloseimas para serem saboreadas no final da noite. A brincadeira surgiu do medo que os povos antigos tinham das criaturas do outro mundo. Para amansar os humores desses seres, as pessoas colocavam na frente de cada casa um prato com doces. 

Durante o caminho, as crianças são iluminadas pelo grande amigo Jack, uma abóbora com careta em forma de lanterna, usada para iluminar as Fadas, Gnomos e Duendes e auxiliar a realização dos pedidos nessa noite mágica. Conta a lenda que Jack era um fazendeiro e, na noite de Halloween, não deu uma abóbora a uma bruxa. Irritada, a feiticeira o transformou em uma lanterna de abóbora. 

Nos países católicos, como a Igreja não conseguiu desvincular essa tradição do povo do campo, originou-se o Dia de Finados. No Brasil, comemora-se o Dia de Todos os santos em 1º de novembro e Finados, no dia seguinte.  As pessoas usam as datas para relembrar os mortos, decorando túmulos e lápides das pessoas que já faleceram. 

No dia 31 de outubro no Brasil também é comemorado o dia do Saci, personagem místico do folclore brasileiro, conhecido por ter uma perna só e fazer muitas travessuras.

O costume do Halloween foi levado para os Estados Unidos na década de 1840 pelos imigrantes irlandeses que saiam de seu país por causa da escassez de seu principal alimento, a batata. Nessa época a travessura (brincadeira) favorita na Nova Inglaterra (Estados Unidos), era escrever sobre as paredes das casas e retirar as trancas dos portões. 

Na noite do dia 31 de outubro, os Druidas, sacerdotes do povo Celta, faziam oferendas na floresta entre os carvalhos (consideradas árvores sagradas). Acendiam fogueiras e, enquanto dançavam ao redor do fogo, agradeciam pela colheita. Ao amanhecer, os druidas davam a cada família uma centelha daquela fogueira para que ela acendesse com ele o fogo com o qual iria cozinhar. Acreditava-se assim, que a casa estaria protegida dos maus espíritos. 

Bruxas Brasileiras: O halloween é considerado o ano novo das bruxas, nessa data são feitos rituais para o amor, prosperidade e sucesso. As bruxas usam talismãs que vibrarão energias positivas por todo o ano.

No 31 de outubro de 2019, será comemorado o halloween do sol. A bruxa Tânia Gori, explica que cada ano o Halloween é regido por um planeta, ou satélite natural. De sete em sete anos quem toma a frente é o sol, isso significa que o ano novo será muito próspero e agitado como o sol.

Tudo que foi plantado no último ano, será colhido, as relações amorosas serão mais intensas, a energia de dinheiro e prosperidade será mais forte, então as pessoas que fizerem investimentos terão maiores chances de obter sucesso. O sol garante a vida das plantações e o seu crescimento, assim ele age nas nossas vidas também, fazendo nosso espírito evoluir e se energizar, explica Tânia Gori.

A Casa de Bruxa realizará uma grande festa em comemoração ao Halloween do sol, reunindo bruxas, magos e simpatizantes da bruxaria. A festa será idêntica aos festejos do povo celta há mais de dois mil anos atrás.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Adoro esses temas místicos, me causa muita curiosidade, sempre quero saber mais.

    ResponderExcluir
  2. Compartilha no facebook do resenhando

    ResponderExcluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.