quarta-feira, 16 de outubro de 2019

.: Parque Raul Seixas, em Itaquera, ganha playground inclusivo

Foto: divulgação

Depois da Praça Santos Coimbra, no Morumbi, é vez do Parque Raul Seixas, em Itaquera (Rua Murmúrios da Tarde, 211) receber um parquinho inclusivo. A inauguração está marcada para 19 de outubro, sábado, quando começam os festejos de comemoração dos 30 anos do local.

Até o fim do ano, mais três áreas públicas receberão playgrounds acessíveis pessoas com limitações motoras e intelectuais. Entre os brinquedos, projetados pelo designer Lao Napolitano, da LAO Design, estão balanços, trepas-trepas e painéis com pictograma, ábaco e xilofone.

A ideia, segundo Napolitano, é que todos usem esses espaços e não apenas os deficientes. “Queremos que o design una pessoas, independentemente da condição física, cultural e social, e ajude a quebrar barreiras e preconceitos entranhados em nossa sociedade”, reflete.

Esse avanço na criação de espaços públicos de uso universal é resultado do trabalho iniciado em 2015, por um grupo de mães, empresas e profissionais da iniciativa privada, em parceria com a Secretaria da Pessoa com Deficiência e com a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, da Prefeitura de São Paulo.

Histórico dos brinquedos: As peças, segundo o designer, têm origem em um brinquedão, criado em parceria com profissionais do Lar Escola São Francisco (LESF), para o Parque do Ibirapuera, em 2010. “Nessa mesma estrutura, que mede em torno de 100 metros quadrados, reunimos elementos bem diversificados, que vão de instrumentos musicais a escorregador e balanço”, explica Napolitano. 

Em 2014, ao lado de equipes multidisciplinares, que integravam (muitos ainda integram) o projeto Anna Laura Parques Para Todos (ALPAPATO), foram criadas, a partir da experiência do brinquedo gigante, peças menores e mais econômicas. A Associação de Assistência à Pessoa com Deficiência (AACD), da Mooca, foi a primeira instituição contemplada.

Hoje, mais de dez entidades de todo o País utilizam os equipamentos com fins terapêuticos e de pesquisa para aperfeiçoamento. “Nosso trabalho não acaba quando a obra é entregue, explica o designer. “Acompanhamos os usos, em visitas regulares, para possíveis melhorias e descobertas”, finaliza.
Sobre a LAO: empresa especializada em soluções ecológicas para áreas de lazer, prática de esportes e infraestrutura urbana. Com madeira certificada e materiais reciclados, produz playgrounds, equipamentos de ginástica, bancos e estruturas de madeira, como pontes, passarelas, mirantes, deques e pergolados, entre outros. 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.