quinta-feira, 7 de novembro de 2019

.: Sesc Avenida Paulista e a influência africana na cozinha brasileira

“Fermenta – Cozinha Preta que cresce” – arte: Tulio Melo


De 08 de novembro a 20 de dezembro, sempre às sextas, o Sesc Avenida Paulista recebe a Residência Artística e Gastronômica com o coletivo “Fermenta - Cozinha Preta que cresce”. A atividade aborda a influência africana na culinária brasileira, bem como as relações estéticas, de ancestralidade e memória inseridas na gastronomia. Com seis encontros presenciais, a residência trata ainda das questões do empreendedorismo negro no nicho gastronômico, o atual mercado de trabalho e a gastronomia a partir do conceito de fome. A atividade é gratuita e tem vagas limitadas. Para participar é necessário realizar a inscrição uma hora antes a partir do primeiro dia do curso, no espaço de Tecnologias e Artes (4º andar).

FERMENTA - COZINHA PRETA QUE CRESCE
“Fermenta - Cozinha Preta que Cresce” é um território livre de formação e experimentação entre comida e arte. Baseado em uma formação que pensa a cozinha como parte integrante e primordial no processo de educação de crianças, adolescentes e adultos. A Fermenta se utiliza de vivências gastronômicas e processos artísticos para ensinar práticas que possibilitem estimular a memória dos participantes a ter uma outra relação com os alimentos e entender os diversos processos desde o alimento vivo até ele se transformar em um produto industrializado. Os processos e estilos artísticos abordados por nós priorizam a história oficial da arte e cultura afro-brasileira e a forte influência africana na cozinha brasileira.

RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E GASTRONÔMICA
A residência gastronômica Cozinha Preta, idealizada pela “Fermenta - Cozinha Preta que cresce”, aborda a relação de artistas e cozinheiras(os) negras(os) a partir de práticas que reflitam as possibilidades de encontro entre cozinha e arte, refletindo a respeito da verdadeira função da cozinheira(o) negra(o) dentro do mercado de trabalho e suas contradições, as possibilidades de experiências estéticas em relação à memória da ancestralidade, o empreendedorismo enquanto possibilidade de sobrevivência e a gastronomia a partir do conceito de fome.

SERVIÇO
RESIDÊNCIA ARTÍSTICA E GASTRONÔMICA
Com Fermenta, Cozinha Preta Que Cresce
De 08 de novembro a 20 de dezembro de 2019*
Horário: das 19h às 22h (sextas)
Local: Tecnologias e Artes (4º andar)
Grátis – Vagas limitadas. Inscrições 1h antes a partir do primeiro dia do curso, no 4º andar
Classificação: Não recomendado para menores de 16 anos
*exceto dia 15/11

SESC AVENIDA PAULISTA
Avenida Paulista, 119, São Paulo
Fone: (11) 3170-0800
Transporte Público: Estação Brigadeiro do Metrô – 350m

Horário de funcionamento da unidade:
Terça a sábado, das 10h às 22h.
Domingos e feriados, das 10h às 19h.

Horário de funcionamento da bilheteria:
Terça a sábado, das 10h às 21h30.
Domingos e feriados, das 10h às 18h30.

Site: sescsp.org.br/avenidapaulista 
Facebook: facebook.com/sescavpaulista 
Instagram: @sescavpaulista
App Sesc Avenida Paulista: disponível para download gratuito em celulares e tablets no endereço sescsp.org.br/avenidapaulista

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.