domingo, 12 de julho de 2020

.: "O Segredo do Meu Turbante", a história real da afegã Nadia Ghulam



A obra percorre a incrível trajetória da mulher que assumiu a identidade do irmão para sobreviver e sustentar sua família.

A Globo Livros lança "O Segredo do Meu Turbante", obra que a afegã Nadia Ghulam escreve, ao lado da jornalista espanhola Agnès Rotger, sobre sua trajetória incrível e emocionante. Aos oito anos de idade, Nadia teve sua infância interrompida de maneira trágica: uma bomba destruiu sua casa em Kabul, capital do Afeganistão.

Nadia passou dois anos no hospital, teve o rosto deformado, o irmão assassinado e o pai ficou com graves problemas psiquiátricos. Para salvar a família e trazer o sustento para casa, ela decide subverter as leis do talibã e do regime extremamente machista que proíbe as mulheres de trabalhar ou sequer ter uma vida pública, e assume a identidade do irmão morto.

O véu branco que costumava usar, de acordo com a tradição muçulmana, deu lugar a um turbante escuro, utilizado pelos homens. Nadia consegue emprego em uma mesquita, seus sermões passam a ser famosos nas redondezas e a atrair multidões. O que as pessoas jamais imaginariam era que por trás daquele corpo franzino com vestes masculinas tinha uma menina que tremia todas as vezes que avistava algum membro do Talibã.

Nadia passou mais de uma década escondendo sua verdadeira identidade e, aos 21 anos, conseguiu imigrar para a Espanha em busca de uma sonhada cirurgia reparadora para amenizar as marcas profundas deixadas pelo bombardeio em seu rosto. Foi quando ela também conquistou o direito de ter uma vida plena e feliz sem precisar se esconder por trás de uma identidade masculina.

A história de coragem e sobrevivência de Nadia tem muito em comum com a da ativista paquistanesa Malala Yousafzai, que desafiou o mesmo talibã para ter acesso à educação. As duas são hoje as vozes mais ativas na defesa dos direitos humanos e das mulheres em áreas tomadas por fundamentalistas islâmicos. Em "O Segredo do Meu Turbante", Nadia conta sua história de forma sincera e sem meias-verdades, em um relato surpreendente sobre coragem, persistência e até onde uma garota pode ir para salvar sua família e realizar seus sonhos.

Sobre as autoras:
Nadia Ghulam nasceu em Kabul, no Afeganistão, em 1985, e atualmente vive na Catalunha, na Espanha. Ela continua a passar por cirurgias reparadoras e atua como escritora, palestrante e defensora dos direitos das mulheres muçulmanas. "O Segredo do Meu Turbante" é seu livro de estreia.

Agnès Rotger nasceu na região da Catalunha em 1973, e atualmente vive em Barcelona. É jornalista, autora de vários livros e contribui constantemente para diversos veículos de imprensa de seu país.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.