domingo, 11 de outubro de 2020

.: "Como Um Rio” revela encontros no Caminho de Santiago em ficção inédita


Para falar sobre o novo livro, o jornalista Luiz Carlos Ferraz estará “ao vivo” em sua página no Facebook, nesta segunda-feira, dia 12, às 16h.
 

Após oito livros-reportagem sobre suas peregrinações pelo Caminho de Santiago, o jornalista Luiz Carlos Ferraz nos brinda com sua primeira obra de ficção. E, como não poderia ser diferente, "Como Um Rio – Encontros no Caminho de Santiago" traz personagens misteriosos, ora divertidos, às vezes dramáticos, oferecendo curiosas reflexões sobre a tradicional rota de peregrinação cristã.

"Criar uma ficção inspirada no Caminho era um sonho antigo, desde minha primeira peregrinação, em 2009", afirma o jornalista peregrino, ao explicar que “Como Um Rio” sintetiza suas experiências nessas jornadas em busca de autoconhecimento e devoção ao Apóstolo de Jesus: “Admito que desconhecia essa minha veia literária, uma vez que na condição de jornalista sempre me pautei pela verdade e objetividade. Escrever uma ficção exigiu outro exercício mental, mas deveras interessante e desafiador”.

O histórico Caminho de Santiago com seus diletantes e por vezes delirantes personagens é capaz de transportar o leitor ao longo dos séculos, desde o período medieval até os dias atuais, envolvendo-o às incertezas geradas pela pandemia. “A obra é uma grata surpresa para quem aprecia uma leitura fluida, repleta de referências, e quer inspirar-se na mística da peregrinação”, acrescenta Ferraz.

A vida do peregrino é como um rio. E assim também é a vida de Manolo, um pescador da Galícia, no noroeste da Espanha, que mergulha num mar de emoções ao peregrinar o Caminho de Santiago. Uma peregrinação carregada de encontros e desencontros, inusitados e inesperados, numa constante fuga das sombras do passado e uma busca que ele próprio hesita em compreender.

“É a parábola de uma caminhada que inicia num olho d’água, como uma inspiração, para atravessar veredas inescrutáveis; que deixa à margem o imprestável e carrega apenas o necessário, com a certeza de que ao final alcançará a meta, que pode ser o impreciso mar, assim como a fraternidade do irmão, o amor ao próximo, o perdão dos pecados, enfim, a paz anunciada nas sagradas escrituras”, define o escritor.

Ferraz é autor da trilogia "Pedras do Caminho" e de outras cinco obras que relatam suas peregrinações nos vários itinerários do Caminho de Santiago – como o Francês, Português, Aragonês, Sanabrês, Primitivo e Inglês –, além da rota tangencial, Caminho Lebaniego, e a célebre peregrinação de Francisco, de Assis a Compostela.

O livro "Como Um Rio – Encontros no Caminho de Santiago" estará disponível a partir de 12 de outubro com exclusividade no portal Amazon. O autor fará um bate-papo com os leitores nesta segunda-feira, dia 12 de outubro, às 16h,  na página www.facebook.com/CebolaFerraz. Você pode comprar o livro neste link.



← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.