terça-feira, 10 de novembro de 2020

.: De que maneira cultura e educação estão interligadas


Cultura e educação estão interligadas. A escola faz parte da vida do aluno, assim como sem estudantes a instituição escolar não existiria. É impossível, hoje, pensar em um ensino que não leve em consideração a realidade dos alunos e da comunidade em que vivem. É a partir dessa realidade e da construção de saberes, atrelados ao momento histórico, é que se produz a cultura de cada um de nós.

Cabe aos professores e às instituições escolares saberem conduzir esse material que mistura culturas e saberes para construir a mentalidade de cidadãos críticos. O homem é um ser social e, se a cultura é um conjunto de costumes, crenças, experiências e linguagens, a educação só acontece quando um estudante está aberto a introjetar um conhecimento mediado pelo professor que, por sua vez, deve fazer com que esse conteúdo seja assimilado da melhor maneira possível.

Cultura e educação, misturadas com o respeito às diferenças, podem fazer com que as pessoas vivam em uma sociedade harmônica, que favoreça o diálogo e a resolução de conflitos de maneira empática e respeitosa. Aliás, o respeito à cultura alheia - aquela que o outro traz de casa e das ruas - é, também, uma espécie de inclusão social, já que a educação também é capaz de fazer com que as pessoas, entre elas estudantes e professores, cheguem à conclusão de que são livres para mudarem de ideias, já que tanto cultura quanto educação são dinâmicas e não estáticas.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.