quarta-feira, 11 de maio de 2022

.: "Surrender", a biografia de Bono Vox, vocalista do U2 e "mulher do ano"


Poucos lembram, mas em 2016, Bono Vox, foi o primeiro homem a ser agraciado com o prêmio “Mulheres do Ano” da revista britânica Glamour. A honraria se deu pelo ativismo humanitário em prol das mulheres. Não se sabe se este episódio da vida do artista estará no aguardado livro de memórias de Bono Vox-− artista, ativista e vocalista da banda irlandesa de rock U2 - que chegará às lojas pela Intrínseca. "Surrender: 40 Músicas, Uma História" será lançado em 1º de novembro de 2022 simultaneamente em diversos países, inclusive no Brasil.

Um dos artistas mais icônicos da música de todos os tempos, Bono Vox teve sua carreira amplamente documentada. Mas em Surrender, o músico escreve pela primeira vez sobre sua vida notável e sobre aqueles com quem ele a compartilha. Com sua narrativa envolvente, Bono nos transporta para sua infância em Dublin, e fala da morte repentina da mãe, quando ele tinha 14 anos. O autor também detalha a jornada improvável do U2 até se tornar uma das mais influentes bandas de rock do mundo, além dos seus 20 anos de ativismo dedicado à luta contra a aids e a pobreza extrema.

O subtítulo "40 Músicas, Uma História" faz referência aos 40 capítulos do livro, cada um com o nome de uma música do U2. Bono também criou 40 desenhos originais para a obra e ainda uma animação em vídeo, narrada por ele e baseada em alguns desses desenhos, disponível nas plataformas digitais do U2. O vídeo ilustra um trecho do capítulo "Out of Control", no qual Bono conta a história da composição da primeira música do U2 em 10 maio de 1978, seu 18º aniversário, há exatos 44 anos.

Bono levou sete anos para escrever seu livro de memórias. Com uma profunda autorreflexão e senso de humor, ele analisa sua vida até agora, assim como a fé, família e amigos que o sustentaram, desafiaram e moldaram. Sobre a publicação, Bono diz: “Quando comecei a escrever este livro, minha ideia era desenvolver em detalhes coisas que eu havia apenas esboçado nas músicas. As pessoas, lugares e possibilidades em minha vida. Para mim, 'surrender' (do inglês, “entrega”) é uma palavra repleta de significados. Crescer na Irlanda nos anos 1970, de punho para cima (musicalmente falando), não era um conceito natural. 'Entrega' era uma palavra que, até começar a reunir material para este livro, eu só havia contemplado e, até hoje, ainda luto para compreender um comando que requer tamanha humildade. Na banda, no casamento, na fé, em minha vida como ativista. 'Surrender' é a história de um peregrino com dificuldade de progredir... Com uma boa dose de diversão ao longo do caminho.

“Toda essa paixão que Bono traz para sua música e para sua vida ele também coloca no livro”, diz Reagan Arthur, Publisher da Knopf, a editora americana do original em inglês. “Há sete anos o lendário editor da Knopf, o falecido Sonny Mehta, comprou o livro porque Bono é parte da tradição de grandes contadores de histórias irlandeses e porque sabia que Bono tinha uma história pessoal dramática para contar. Ele é um escritor verdadeiramente talentoso que dedicou os últimos sete anos a documentar sua notável jornada de vida e o resultado é uma história fascinante, ricamente detalhada da família, da fé e da vida de um artista, músico e ativista. Surrender será um dos livros mais empolgantes publicados este ano”. Bono é representado por Jonny Geller na Curtis Brown, Ltd.


Você pode comprar "Surrender: 40 Músicas, Uma História" aqui: amzn.to/3UiPNym

Vocalista do U2, Bono já recebeu inúmeros prêmios pela música e ativismo. Foto: John Hewson


Vocalista do U2, Bono Vox nasceu Paul David Hewson em Dublin. Ele conheceu The Edge, Larry Mullen e Adam Clayton na escola e juntos, em 1978, eles formaram o U2. A banda lançou seu primeiro álbum, "Boy", pela Island Records em 1980 e até hoje o grupo lançou um total de 14 álbuns gravados em estúdio, que venderam 157 milhões de cópias no mundo todo. Eleita pela Rolling Stone como "uma apresentação ao vivo simplesmente sem igual", a turnê recordista 360° Tour (2009-2011) continua sendo a de maior bilheteria de todos os tempos de uma banda.

O U2 ganhou inúmeros prêmios, incluindo 22 Grammys, bem como uma indicação ao Oscar, o Prêmio Embaixador da Consciência da Anistia Internacional e um BRIT Award por “Excelente Contribuição à Música Britânica”, a primeira vez que o prêmio foi dado a um não britânico. Em 2005, o U2 entrou para o Rock n' Roll Hall of Fame.

Ao lado de seu papel no U2, Bono é um ativista inovador. Líder da campanha Drop the Debt do Jubileu 2000, ele assumiu a luta contra o HIV/aids e a pobreza extrema, cofundando as organizações irmãs ONE e (RED). ONE é um movimento de milhões de pessoas dedicadas à luta contra a pobreza extrema e doenças evitáveis. Com o ONE, Bono influenciou chefes de Estado e legislaturas em todo o mundo, ajudando a garantir a aprovação de programas, como o programa de aids dos EUA, o PEPFAR, que ajudou a salvar dezenas de milhões de vidas nos últimos 20 anos. (RED) – que faz parceria com empresas para aumentar a conscientização pública e contribuições corporativas para a crise da aids - já gerou mais de US$ 700 milhões para o Fundo Global para tratar e prevenir a AIDS na África. Desde 2020, ONE e (RED) também lutam contra a covid-19 e seu impacto no mundo em desenvolvimento.

Em 2016, Bono cofundou The Rise Fund, um fundo de impacto global que investe em empresas empreendedoras que impulsionam mudanças sociais e ambientais positivas em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Bono já recebeu inúmeros prêmios por sua música e ativismo, incluindo o Liberdade da Cidade de Dublin (com o U2), a Medalha de Honra Pablo Neruda, do Chile, a Legião de Honra do governo francês, um título honorário de cavaleiro britânico, o Fulbright Association Prize for International Understanding e a Pessoa do Ano da revista TIME (junto com Bill e Melinda Gates). Ele mora em Dublin com sua esposa Ali Hewson.

Compre "Surrender: 40 Músicas, Uma História" aqui: amzn.to/3UiPNym

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

2 comentários:

  1. Boa tarde a matéria está boa

    Só tem um erro o apelido dele é apenas Bono
    Ele não gosta que o chamem de bono Vox.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bono Vox é uma alteração de Bonavox, uma expressão latina que significa "boa voz", sendo apelidado por seu amigo Gavin Friday. Inicialmente, Bono não gostou do nome. Mas quando soube que a tradução é um elogio, ele aceitou.

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.