sábado, 23 de julho de 2022

.: Livro propõe olhar para a criança sem vê-la como protótipo de adulto


A Ubu Editora lança o livro "Processos de Amadurecimento e Ambiente Facilitador: Estudos sobre a Teoria do Desenvolvimento Emocional", de Donald Winnicott. Esta obra fundamental em psicanálise de crianças reúne ensaios sobre o amadurecimento escritos entre 1958 e 1963, e põe em evidência uma característica distintiva da abordagem do psicanalista britânico: a capacidade de olhar para a criança em seus próprios termos, sem vê-la como mero protótipo para o adulto.

O desenvolvimento de um senso moral e da capacidade de suportar a solidão; a relação entre falta de espontaneidade e psicopatologia; o papel central do cuidado no desenvolvimento do indivíduo; os desejos opostos da criança de se comunicar e se isolar; as especificidades da psicanálise infantil - todas essas questões são examinadas com base no trabalho clínico que Winnicott realizou ao longo de décadas, com pacientes bebês, crianças e adolescentes. Você pode comprar o livro: "Processos de Amadurecimento e Ambiente Facilitador: Estudos sobre a Teoria do Desenvolvimento Emocional", de Donald Winnicott, neste link.


Sobre o autor
Donald Winnicott foi um pediatra e psicanalista. Estudou biologia e depois medicina na Universidade de Cambridge, onde se formou em 1920. Em 1923, foi contratado pelo hospital infantil Paddington Green - onde trabalhou pelos 40 anos seguintes - e se casou com a artista plástica Alice Taylor e começou sua análise pessoal com o Dr. James Strachey, tradutor da edição Standard das obras de Sigmund Freud para o inglês.

Em 1927, começou sua formação analítica na Sociedade Britânica de Psicanálise. Publicou seu primeiro livro em 1931, "Clinical Notes on Disorders of Childhood" ("Notas Clínicas Sobre Distúrbios da Infância"). Pouco depois, iniciou uma nova análise pessoal, dessa vez com Joan Riviere. Em 1934, concluiu sua formação como analista de adultos e, em 1935, como analista de crianças.

Durante a Segunda Guerra Mundial, Winnicott trabalhou com crianças que haviam sido separadas de suas famílias e evacuadas de grandes cidades. Com o fim da guerra, foi contratado pelo Departamento Infantil do Instituto de Psicanálise de Londres, onde atuou por 25 anos. Após um casamento conturbado, divorciou-se de Alice Taylor em 1949, casando-se em 1951 com a assistente social Clare Britton. 

Foi presidente da Sociedade Britânica de Psicanálise por duas gestões, membro da Unesco e do grupo de especialistas da OMS e professor no Instituto de Educação da Universidade de Londres e na London School of Economics. Publicou em vida 11 livros e centenas de artigos. Entre 1943 e 1962, realizou cerca de 50 programas sobre maternidade na rádio BBC de Londres. Em 2016, a Oxford University Press publicou sua obra completa em 12 volumes.


Livro: "Processos de Amadurecimento e Ambiente Facilitador: Estudos sobre a Teoria do Desenvolvimento Emocional"
Autor: Donald Winnicott
Editora: Ubu
Texto de orelha: Ana Lila Lejarraga
Páginas: ‎368
Dimensões: 14 x 3 x 21 cm
Link na Amazon: https://amzn.to/3PPYxd2

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.