quinta-feira, 22 de dezembro de 2022

.: "O Sentido de Um Fim", de Frank Kermode: a crítica literária do século XX


Considerado um dos livros de teoria literária mais importantes do século XX, "O Sentido de Um Fim" chega ao leitor brasileiro pela primeira vez pela editora Todavia. No livro, o crítico Frank Kermode parte do princípio de que o ser humano vive em angústia com a ideia de que sua vida, um período curto demais na história, é um “meio” distante do começo e do fim. Para tentar entender isso, as ficções - literárias ou não - engendram uma espécie de padrão temporal, focado especialmente no fim e na ideia de apocalipse.

"É algo que os criadores fazem desde Platão e da Bíblia", explicou Kermode. De acordo com ele, as ficções literárias, ao menos as bem-sucedidas, criam um tipo de tempo “equilibrado” que dá sentido ao passado - a origem - e leva a uma expectativa quanto ao futuro - o fim. Uma das distinções mais consideráveis apresentadas sobre isso é aquela entre chronos e kairós.

Se o primeiro é meramente o tempo cronológico, o “tempo que passa”, o segundo é uma estação, um ponto temporal carregado de significados. Aplicados ao estudo da ficção, esses conceitos nos ajudam a compreender por que as tramas se afastam da simples sucessão de eventos tão característica do tempo da vida real. Para ele, os ficcionistas estabelecem “uma estação significativa, um kairós equilibrado entre o início e o fim”.

Igualmente central para o raciocínio de Kermode é a ideia de peripeteia, a virada inesperada da narrativa que força os leitores a ajustar suas expectativas em relação ao fim. Essa quebra, porém, também serve à consonância que tanto buscamos - pois, como leitores, desejamos que os ficcionistas respeitem nosso senso de realidade.

Desde a abertura, Kermode afirma que, dos críticos, se espera apenas que possam “dar sentido às maneiras como tentamos dar sentido à nossa vida”. É precisamente isso o que ele faz neste livro, uma obra essencial para qualquer estudioso ou admirador da literatura. Você pode comprar o livro "O Sentido de Um Fim" neste link.


Sobre o autor
Crítico e pesquisador literário, Frank Kermode nasceu em 1919 na Ilha de Man e morreu em 2010 em Cambridge, Inglaterra. Compre o livro "O Sentido de Um Fim" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.