segunda-feira, 27 de fevereiro de 2023

.: Grátis: "Brincar de Pensar" explora oito contos de Clarice Lispector no teatro


Com direção e concepção de Vanessa Bruno, espetáculo infanto-juvenil celebra 10 anos e retrata o fim da infância e o começo da adolescência com delicadeza e poesia. Foto: Bob Sousa

 

As singelas descobertas da infância, bem naquele momento de virada para a adolescência, são o mote do espetáculo "Brincar de Pensar", baseado em contos da escritora Clarice Lispector no palco para pessoas grandes ou pequenas, que faz novas temporadas, todas gratuitas, em cinco teatros municipais de São Paulo entre os dias 4 de março e 5 de abril. Haverá sessões com tradução em libras.

Dirigido e concebido por Vanessa Bruno, idealizadora do VULCÃO [criação e pesquisa cênica] e pesquisadora da transposição da literatura para cena, o espetáculo completa dez anos de circulação nos palcos brasileiros e, em 2014, sucesso de público, esteve nas listas dos melhores espetáculos para a infância e a juventude feita pela crítica especializada.

A peça é um convite à imaginação. A partir de oito contos e crônicas publicados por Clarice Lispector no Jornal do Brasil entre 1967 e 1973, o público é estimulado a inventar, filosofar e sentir, revisitando suas memórias de maneira doce e singela. “Essas histórias não foram escritas para crianças. Clarice se inspirou nas suas lembranças de infância e na observação dos seus filhos para desenvolvê-las. É por isso que essas narrativas ecoam tão bem nos corações de pessoas de várias idades”, conta Vanessa Bruno. Para Isabel Wilker, uma das atrizes do espetáculo, o processo de criação foi como voltar no tempo e relembrar seus sonhos de infância de um jeito bastante intenso. Para ajudar a transpor esses contos para o palco, o VULCÃO contou com o apoio dramatúrgico de Michelle Ferreira.

Sonhos, imaginação, memória e filosofia
Na trama, Marília (Isabel Wilker) recebe um presente inesperado e anônimo que desperta sua imaginação e permite que Outrem (Luiz Felipe Bianchini) e sua parceira (Carol Marques da Costa) saiam do empoeirado sótão para brincar de pensar, imaginar, lembrar e criar através das palavras. É tudo muito mágico!

A cada conto, um “pedaço de memória” é resgatado pela protagonista. Em “Felicidade Clandestina”, uma menina de oito anos apaixonada por literatura implora para a filha do dono de uma livraria emprestar os livros que ela não lia. Em “Restos do Carnaval”, uma garota deseja ir pela primeira vez a um baile de carnaval. “Come, Meu Filho” revela um diálogo irreverente entre uma mãe e seu filho. Já “Sou Uma Pergunta?” reúne dezenas de questionamentos sobre cores, crenças, situações e comportamentos.

Em “Uma Esperança”, mãe e filho dão de cara com um inseto verde chamado esperança e com uma enorme aranha. “Das Vantagens de ser Bobo” narra observações entre o esperto e o bobo. “Se Eu Fosse Eu” imagina como tudo seria diferente se cada um fosse si mesmo. Por fim, em “Brincar de Pensar” o público é apresentado aos prazeres e divertimentos do ato de pensar.


Sobre a encenação
Os espectadores assistem à obra como se estivessem virando as páginas de um livro. Isso porque a narração foi construída de maneira fragmentada e sobreposta, em episódios, e, ao mesmo tempo em que os intérpretes contam e vivem as suas aventuras, eles adicionam elementos ao cenário, como uma máquina de escrever ou um telefone de disco.

"Brincar de Pensar" utiliza a linguagem multimídia para potencializar o trabalho. Lucas Pretti e Rafael Frazão criaram diversas intervenções em vídeo hiper coloridas, inspiradas nas pinturas surrealistas de Chagall. Os figurinos e adereços assinados por Ronaldo Dimer, bem como a iluminação de Fernanda Guedelha, mantém essa atmosfera divertida e com uma profusão de cores.

A trilha sonora, especialmente composta para o espetáculo por Edson Secco, garante um clima misterioso e delicado para a trama. E, ao lado de Tatiana Parra e Fábio Barros, o compositor musicou o conto “Sou uma Pergunta?”. O projeto foi contemplado pela 15 edição do Prêmio Zé Renato que inclui a circulação também da temporada gratuita da peça adulta Águas do Mundo, baseada em trechos do romance "Uma Aprendizagem ou Livro dos Prazeres”, de Clarice Lispector, nos teatros municipais de São Paulo entre os dias 04 de março e 05 de abril. Ao final de todas as apresentações a equipe recebe uma convidada para desdobrar sentidos da obra com o público.


Sinopse
Em “Brincar de Pensar”, a personagem Marília (Isabel Wilker) recebe um presente inesperado e anônimo que desperta sua imaginação e permite que Outrem (Luiz Felipe Bianchini) e sua parceira (Carol Marques da Costa) saiam do empoeirado sótão para brincar de pensar, imaginar, lembrar e criar através das palavras.


Direção e concepção
Propositora do VULCÃO [criação e pesquisa cênica], atriz e diretora teatral, Vanessa Bruno é bacharel em Cinema pela FAAP e Mestre em Artes Cênicas pela Universidade São Paulo (ECA-USP). Recentemente dirigiu "Gesto" no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), espaço que era coordenado por Antunes Filho e, que desde 2004, estava envolvida. Sob direção de Antunes, atuou em (2008) “Prét-à-Porter 9” (Projeto ganhador do Prêmio Shell - categoria especial) e (2006) “Pedra do Reino” (melhor espetáculo nos prêmios Bravo!Prime, APCA e Contigo!), participou ativamente das reuniões teóricas e filosóficas e ministrou, desde 2010, aulas de retórica, teoria para atores no curso Introdução ao Método do Ator (CPTzinho).

A partir da direção de espetáculos com literatura de Clarice Lispector desenvolveu no Centro de Pesquisa em Experimentação Cênica do Ator (CEPECA, ECA/USP) pesquisa prática acadêmica descrevendo procedimentos para o ator trabalhar com literatura de Lispector no palco. Com esta investigação, realizou vários workshops, entre eles, “Experimento Literatura na Cena” na Universidade da Costa Ricca.

Sobre o VULCÃO [criação e pesquisa cênica]
Com o objetivo de colocar para fora o que lhes ferve por dentro, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] deseja aproximar diferentes linguagens, unindo dança ao teatro, literatura e vídeo e vê como motor catalisador – principal e determinante – o trabalho da/o intérprete. O VULCÃO tem desenvolvido projetos de investigação teatral a partir do deslocamento da literatura para a cena e da dramaturgia contemporânea de mulheres. Debruçando sobre o tema do espaço social da mulher, realizou obras a partir da obra de grandes autoras do século XX, como Clarice Lispector, Sylvia Plath, Marguerite Duras e Virginia Woolf.

Esteve como residente artístico do Programa Obras em Construção da Casa das Caldeiras, promoveu treinamento para artistas e desenvolveu ações reflexivas como o jantar-pensamento R U M I N A R. Os espetáculos criados fizeram diversas temporadas na cidade de São Paulo e em São Caetano do Sul, Porto Alegre, Recife e Rio de Janeiro. Festivais presenciais e on-line permitiram extrapolar fronteiras mais distantes. Desde 2018, o VULCÃO [criação e pesquisa cênica] tem parceria com a produtora Corpo Rastreado.


Ficha técnica
"Brincar de Pensar"
Proposição, concepção e direção:
Vanessa Bruno
Elenco: Carol Marques da Costa, Isabel Wilker e Luiz Felipe Bianchini
Apoio dramatúrgico: Michelle Ferreira
Produção multimídia: Lucas Pretti e Rafael Frazão
Figurinos e adereços: Ronaldo Dimer
Composição e execução da canção tema: Tatiana Parra e Fábio Barros
Trilha sonora: Edson Secco
Operação de som e projeção: Lenon Mondini
Fotos: Bob Sousa
Iluminação: Fernanda Guedelha
Produção: Corpo Rastreado | Lud Picosque e Anderson Vieira
Realização: VULCÃO [criação e pesquisa cênica]
Assessoria de Imprensa: Canal Aberto Comunicação | Márcia Marques


Serviço
"Brincar de Pensar"
Duração:
50 minutos
Classificação: Livre - indicado para crianças a partir de nove anos.


Teatro Alfredo Mesquita
Dias 4 e 5 de março, sábado e domingo, às 16h
* Dia 4 de março haverá tradução em libras
Endereço: Av. Santos Dumont, 1770 - Santana
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Logo após as apresentações, estão programados debates com a diretora Cristiane Paoli-Quito (4 de março) e o encenador e contador de histórias Victor Cantagesso (5 de março)


Teatro Paulo Eiró
Dias 11 e 12 de março, sábado e domingo, às 16h
* Dia 12 de março haverá tradução em libras
Endereço: Av. Adolfo Pinheiro, 765, Santo Amaro
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Logo após as apresentações, estão programados debates com a dramaturga e atriz Andrezza Czech (11 de março) e a consultora em acessibilidade Livia Motta (12 de março)

Centro Cultural da Diversidade
Dias 21 e 22 de março, terça e quarta, às 11h
* Dia 22 de março haverá tradução em libras
Endereço: R. Lopes Neto, 206, Itaim Bibi
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Logo após as apresentações, estão programados debates com a dramaturga e escritora de livros infantis Fernanda Suaiden (21 de março) e com um convidado a confirmar no dia 22 de março


Centro Cultural São Paulo - Espaço Cênico Ademar Guerra
Dias 24, 25 e 26 de março, de sexta a domingo, às 16h
* Dia 25 de março haverá tradução em libras
Endereço: Rua Vergueiro, 1000, Paraíso
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Logo após as apresentações, estão programados debates com a psicóloga e professora Cris Torres (25 de março) e o ator e influencer Odilon Esteves (26 de março)


Teatro Flávio Império
Dia 29 de março e 5 de abril, quartas, às 14h
* Dia 29 de março haverá tradução em libras
Endereço: R. Prof. Alves Pedroso, 600, Cangaíba
Ingresso: gratuito - retirar na bilheteria uma hora antes do espetáculo
*Logo após as apresentações, estão programados debates com convidados a confirmar


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.