quinta-feira, 14 de setembro de 2023

.: Televisão aberta propõe um mergulho na história de "Grande Sertão: Veredas"


Em dois programas especiais, "Globo Repórter" percorre os caminhos do sertão mineiro da obra de João Guimarães Rosa e traz revelações do mundo da ciência. Tony Ramos narra o personagem Riobaldo no programa sobre o clássico da literatura. Foto: Globo/Divulgação

Uma expedição ao lugar que inspirou uma das maiores obras da literatura brasileira. O "Globo Repórter" vai mergulhar nos sertões que João Guimarães Rosa revelou ao mundo em dois programas especiais que vão ao ar nos dias 15 e 22 de setembro. Durante 22 dias, a repórter Liliana Junger e equipe percorreram 3.500 quilômetros entre caminhadas, escaladas, estradas e rios para desvendar a terra que o escritor de "Grande Sertão: Veredas" dizia ser governada por Deus e o diabo. 

O primeiro programa apresenta a natureza retratada no romance de Guimarães Rosa e os vários formatos do sertão mineiro. Mostra imagens da minissérie "Grande Sertão: Veredas" produzida pela TV Globo e exibida em 1985, e conta com a narração do ator Tony Ramos no papel de Riobaldo, personagem principal da minissérie interpretado por ele.  

A equipe do "Globo Repórter" também explora o Parque Nacional Cavernas do Peruaçu, lugar de cenários cinematográficos e cânions que chegam a 200 metros de altura. O local tem 250 cavernas mapeadas. Na ficção, elas serviam de refúgio para Riobaldo e os jagunços. “Quando você está no lugar de onde Guimarães Rosa tirou todas aquelas ideias, você entende muito mais o que ele escreveu. Foi muito incrível ver todas aquelas belezas. As cavernas são muito impactantes, cheias de natureza dentro, árvores gigantescas, com esculturas naturais, rio passando no meio, parece que você está num lugar mágico”, destaca a repórter Liliana Junger. 

Com exclusividade, o programa também vai levar os telespectadores para uma viagem virtual pelo primeiro parque nacional digitalizado. Com ajuda da realidade virtual, um grupo de espeleólogos está reproduzindo as cavernas do Peruaçu em 3D. A exposição online deverá estar disponível para o público no próximo ano e será gratuita. O programa também traz em primeira mão o resultado de um estudo de quatro décadas. Francisco Cruz Júnior, geólogo da Universidade de São Paulo (USP), conta que o sertão tem sofrido com as mudanças climáticas. “Tem um aumento exacerbado de temperatura e o aquecimento do sertão está em torno de 2ºC, 2,5ºC, acima da média global, que é de 1,5ºC. As nascentes, que são as veredas, vão ficando cada vez mais secas e podem desaparecer”, alerta Francisco. O artigo completo desse estudo será divulgado no final do ano.  

"Globo Repórter" também percorre os rios que estão no romance de Guimarães Rosa e conhece um dos segredos do sertão: o Pantanal Mineiro. A equipe também visita o Parque Nacional Grande Sertão Veredas, que vem sendo ameaçado pela queima de eucaliptos para a produção de carvão vegetal. O programa vai ao ar nesta sexta-feira, dia 15, logo após a novela "Todas as Flores". Compre a edição especial de "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, neste link.



Uma das obras fundamentais da literatura brasileira, em nova edição
Publicado originalmente em 1956, "Grande Sertão: Veredas", de João Guimarães Rosa, revolucionou o cânone brasileiro e segue despertando o interesse de renovadas gerações de leitores. Ao atribuir ao sertão mineiro sua dimensão universal, a obra é um mergulho profundo na alma humana, capaz de retratar o amor, o sofrimento, a força, a violência e a alegria.

Esta nova edição conta com novo estabelecimento de texto, cronologia ilustrada, indicações de leituras e célebres textos publicados sobre o romance, incluindo um breve recorte da correspondência entre Clarice Lispector e Fernando Sabino e escritos de Roberto Schwarz, Walnice Nogueira Galvão, Benedito Nunes, Davi Arrigucci Jr. e Silviano Santiago. Dispostos cronologicamente, os ensaios procuram dar a ver, ao menos em parte, como se constituiu essa trama de leituras.

A capa do volume é reprodução da adaptação em bordado do avesso do Manto da apresentação, do artista Arthur Bispo do Rosário, com nomes dos personagens de Grande sertão: veredas. O projeto gráfico conta ainda com desenhos originais de Poty Lazzarotto, que ilustrou as primeiras edições do livro. A edição limitada com tira de tecido esgotou. Os exemplares de Grande Sertão: veredas acompanham uma cinta vermelha de papel. A imagem do bordado na capa pode ter pequenas variações. Garanta a edição especial de "Grande Sertão: Veredas", escrito por João Guimarães Rosa, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.