segunda-feira, 13 de maio de 2024

.: "Carlabê", de Isabela Noronha, é sobre os segredos que não ousamos dividir


A cumplicidade e o afeto que pautam uma amizade, os segredos que não ousamos dividir com ninguém e a violência sorrateira a que estamos sujeitos são fios que entrelaçam este envolvente e misterioso romance "Carlabê", de Isabela Noronha, lançado pela Companhia das Letras. No livro, um corpo estirado na rua. Uma mulher desaparecida. Sem notícia da amiga há uma semana, tudo que Saramara tem é o caderno em que Carlabê escrevia cartas, deixado no apartamento em que moravam. Agora, ela precisa responder às perguntas de um homem que, gravando a conversa com um celular, a acompanha pelo bairro de Santa Cecília, na busca incerta pelo paradeiro da moça.

Levados pela voz de Saramara a construir, por gestos e frases vagas, a imagem de Carlabê, não conseguimos, contudo, dizer com convicção que sabemos quem ela é. As dificuldades para se sustentar na capital paulista expõem as personagens ao desamparo, que ameaça suas relações e as leva a tomar decisões arriscadas.

Numa trama que se desenvolve como uma transcrição, intercalando ruídos e trechos de cartas, Isabela Noronha explora as lacunas de uma história para desenhar os meandros de uma amizade e a hostilidade de uma cidade em constante expansão. Compre o livro "Carlabê", de Isabela Noronha, neste link.

Sobre a autora
Isabela Noronha
é jornalista e mestre em escrita criativa pela Universidade Brunel, na Inglaterra. É autora do livro infantil Adeus é para super-heróis, vencedor do Prêmio Barco a Vapor de 2013, e de Resta um, romance publicado pela Companhia das Letras em 2015 e vencedor do prêmio da agência literária Curtis Brown. Garanta o seu exemplar de "Carlabê", escrito por Isabela Noronha, neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.