segunda-feira, 23 de agosto de 2004

.: Resenha de "As Horas", Michael Cunningham

Horas que se repetem
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em agosto de 2004


Três mulheres fabulosas vivendo em épocas distintas e muitas coisas em comum. Virgínia Woolf, personagem que realmente existiu é a personagem central, que por sua vez, dá origem a Laura Brown e Clarissa Vaughn. Essas três mulheres de fibra são personagens de "As Horas", de Michael Cunningham (1999).

Cunningham mostra o seu talento como escritor ao surpreender o leitor logo no prólogo do livro, ao narrar o suicídio de um dos maiores nomes de todos os tempos da literatura universal: Virginia Woolf.

"Eis aqui a questão, então o último momento de percepção verdadeira, um homem de paletó vermelho pescando e um céu nublado refletido em água opaca. Quase involuntariamente (parece involuntário, para ela), avança ou tropeça alguns passos à frente e a pedra a puxa para baixo".

A descrição de Cunningham é minuciosa, o que deixa o leitor cada vez mais empolgado para descobrir a cena final desta narrativa intrigante e envolvente. Com a personagem principal, Virgínia, que vive em Londres, tudo acontece em 1923, ano em que escreve a famosa obra Mrs. Dalloway.

Já a mãe de Richie (3 anos) e esposa de Dan, Laura Brown, que está grávida de um segundo filho, vive em 1949, em Los Angeles, e como distração lê os livros de Virgínia Woolf, sendo que, no momento em que esta história se desenrola, ela lê Mrs. Dalloway.

A moderna e descolada Clarissa Vaughn pertence aos dias atuais. A editora que vive em Manhattan é mãe de uma garota de dezoito anos, Julia. Entretanto, Clarissa atende pelo carinhoso apelido de Mrs. Dalloway, dado por Richard, ex-amante e aidético terminal.

Contudo, a coincidência entre estas três mulheres não está somente em Mrs. Dalloway. E caso você esteja se perguntado: "O que há demais numa história em que três tem as suas vidas interligadas indiretamente e/ou diretamente por meio de um livro?". Você realmente achou o X da questão.

Quando o leitor passa das primeiras 30 páginas as coincidências irão repetir-se e em muitos momentos, a vida das três parecerá uma só: imaginada e escrita por Virgínia, causando um certo estranhamento. Tudo parece muito igual e muito único para cada uma delas. Mulheres batalhadoras que choram, que tem vontade de gritar e acima de tudo: amam.

Autor: Michael Cunningham nasceu na Califórnia, estudou na Universidade de Stanford e mora hoje em Noa Iorque. Publicou os livros: Laços de Sangue e o Pulitzer, As Horas que também  ganhou o PEN/Faulker Award e ainda foi um dos indicados para o National Book Critics Circle Award.

Livro: As Horas
Autor: Michael Cunningham
179 páginas
Editora: Companhia das Letras
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.