terça-feira, 2 de setembro de 2014

.: PUC-SP realiza evento sobre HQs, com debates, feira, oficinas e exposições

De 2 de setembro a 3 de outubro, a PUC-SP realiza em parceria com a Associação dos Cartunistas do Brasil e com o Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil, o evento Quadrinhos na PUC-SP. “É a primeira vez que estamos organizando um evento com este tema dentro da nossa Universidade. Discutiremos com educadores, autores e pesquisadores da área dos quadrinhos a retomada da linguagem pelo público jovem. Também teremos uma feira com a nova produção do quadrinho adulto, que tem chegado às bancas muitas vezes de forma independente”, afirma a pesquisadora em Artes Gráficas Edilaine Correa, coordenadora do evento.

Jal e Gualberto Costa, criadores do Troféu HQMIX (o “Oscar” dos quadrinhos no Brasil), são os responsáveis pela curadoria do evento e da exposição "A História dos Quadrinhos no Brasil" – que abordará o tema desde o pioneiro Angelo Agostini, que publicou, em 1869, “As Aventuras de Nhô Quim” (considerada a primeira graphic novel do mundo).

Para Jal, o meio universitário é forte em revelar novos autores da área dos quadrinhos. “Eventos como este são importantes para que os jovens conheçam melhor este mercado e também como trabalhar a rica linguagem das HQs”, afirma o curador, que é presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil.

Fernando Gonsales, Laudo Ferreira, Alex Mir, Gilberto Maringoni, Sonia Luyten, Sidney Gusman e Caeto são alguns dos autores que estarão nos encontros com os leitores e nas sessões de autógrafos programadas. Na Feira de Gibis haverá a participação das editoras DEVIR e Peirópolis.

Haverá ainda um workshop ministrado por Gualberto Costa sobre como editar um fanzine. As inscrições são limitadas e devem ser feitas pelo e-mail. A entrada é franca e aberta ao público em geral. Haverá certificados de participação. Contatos pelo e-mail quadrinhosnapuc@pucsp.br ou quadrinhosnapuc@bol.com.br.

Acompanhe programação completa pelo www.pucsp.br/evento/quadrinhos-na-puc-sp
Facebook: Quadrinhos na PUC
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.