terça-feira, 23 de dezembro de 2014

.: Resenha crítica da animação "Operação Big Hero", da Disney

A força do amor ao próximo
Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em dezembro de 2014


Antes de se divertir e até chorar com a trama muito bem elaborada de "Operação Big Hero", "O Banquete" é servido. Neste novo curta da Disney, o diretor estreante Patrick Osborne (chefe de animação de Paperman) e dos Estúdios Walt Disney Animation, apresenta a história de um homem por meio de seu melhor amigo: o cachorrinho Winston. Sempre juntos, as mudanças de humor e a história amorosa de seu dono são perfeitamente captadas pelo bichinho de acordo com as refeições compartilhadas.

Finalizado este recorte, o Mickey nos leva para a Cidade de San Fransokyo. Neste lugar que é a mais perfeita mistura de duas grandes cidades, uma dos Estados Unidos e outra da Japão, fica impossível não amar a ponte de São Francisco com contornos típicos de Tóquio. OK! O cenário é realmente incrível. Assim, conhecemos dois irmãos criados pela tia Cass: Hiro Hamada (voz de Robson Kumode) e Tadashi Hamada(voz de João Vaz).

Calma! "Operação Big Hero" não é a nova versão de "Os incríveis", embora tenha uma narrativa de aventura, digamos que em família. Todavia, não chega a ser algo como "Lilo & Stitch", animação em que a irmã mais velha, apesar de todas as dificuldades, cuida da caçulinha.

Neste lançamento, há uma belíssima relação fraternal entre os irmãos 
Hamada, pois ambos são gênios da robótica. Entretanto, assim como em "Up - Altas Aventuras", a nova animação aborda a dificuldade em lidar com a perda de um ente amado da família. Embora exponha um tema delicado, o que não se via em desenhos Disney antigos, "Operação Big Hero" é uma comédia com enredo cheio de ação, aventura e muito amor ap próximo.


"Operação Big Hero" começa com Hiro Hamada, garoto prodígio que, aos 13 anos, criou um poderoso -e pequeno- robô para participar de lutas clandestinas, forma que encontrou de ganhar dinheiro. Após salvar Hiro de uma enrascada, Tadashim irmão mais velho, decide apresentar o jovem ao incrível ambiente em que trabalha: um laboratório repleto de invenções e inventores amigos. 

Como não poderia ser diferente, Hiro fica fascinado e para poder ingressar ali, precisa criar uma grande invenção que convença o professor Callahan (Leonardo Camillo) a matriculá-lo. Diante da oportunidade, Hiro perde Tadashi em um incêndio, mas ganha o fofo Baymax (voz de Márcio Araújo). Robô inflável que foi criado pelo irmão mais velho para revolucionar a medicina moderna. 

Sem o irmão e a criação que lhe deu aprovação para ingressar nos estudos, Hiro, junta-se ao robô Baymax, a veloz Go Go Tomago (voz de Kéfera Buchmann), ao obcecado por organização Wasabi (voz de Robson Nunes), a especialista em química Honey Lemon (voz de Fiorella Mattheis) e ao fã de quadrinhos -e ricaço- Fred (voz de Marcos Mion), para desvendar os estranhos acontecimentos que atingem a cidade de San Fransokyo. 

O vilão da história? Usa máscara para esconder a verdadeira identidade, mas a cada aparição remete ao famoso Dr. Octopus! Com um grande problema para solucionar, surge o grande herói! Atente que, sonoramente, há semelhanças semelhanças entre os termos "Hiro" e "hero", além de "Baymax", que remetem a "Ben", de "Ben 10" e a "Max", de MaxSteel. Proposital ou não, acredito que já sirva como homenagem. As cores das roupas da trupe também remetem aos corajosos "Power Rangers", sendo Baymax o vermelho, logo o líder e mais forte. E Fred? Representa os vilões/monstros japoneses bravamente enfrentados por Jaspion e companhia!

Em tempo, embora você caia de paraquedas na sessão de cinema, mas tenha acompanhado a melhor fase da MTV Brasil (do grupo Abril), facilmente identificará a voz do apresentar Marcos Mion no personagem nonsense, Fred. Outra dica importantíssima: Não vá embora, espere todos os nomes rolarem a tela, pois há uma surpresa incrível no final, pois reaparece o personagem Fred (voz de Marcos Mion) com Stan Lee, em formato de desenho. Uma possível continuação? Nem que seja um curta? Vamos aguardar! Imperdível!

Filme: Operação Big Hero (Big Hero 6, EUA)
Ano: 2014
Gênero: Animação de aventura, ação e comédia
Diretor: Don Hall e Chris Williams
Produtor: Roy Conli e Kristina Reed
Elenco (vozes em português): Robson Kumode, João Vaz, Márcio Araújo, Marcos Mion, Fiorella Mattheis, Robson Nunes, Kéfera Buchmann entre outros. 





Trailer de "O banquete"

Trecho de "Operação Big Hero"

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.