quinta-feira, 30 de julho de 2015

.: Tiago Barbosa, um perfil do melhor "Simba" do mundo

Do Morro do Vidigal para os palcos paulistas - Tiago Barbosa

Após deixar os problemas sociais em sua história no Morro do Vidigal, o ator e cantor Tiago Barbosa provou para os paulistanos que veio para ficar.

Tiago ganhou visibilidade e atraiu a atenção dos produtores após ser considerado o melhor "Simba" do mundo, no musical "O Rei Leão". Essa afirmação foi pronunciada pela diretora americana Julie Taymor, responsável pelo casting e qualidade artística dos renomados musicais pelo mundo. Esse momento de emoção da diretora foi registrado e noticiado pela ABC News nos EUA.

Atualmente Tiago está em cartaz com o musical "Mudança de Hábito", em São Paulo, e vive uma singular história com a arte. Sua meta principal é consolidar o seu nome nos palcos brasileiros e estudar as propostas internacionais que surgiram após o relato de Taymor. Tiago Barbosa busca, a partir de seu talento e versatilidade, realizar outro sonho: um espaço na teledramaturgia e no cinema nacional.

Tiago Barbosa, de 30 anos, é carioca, filho de pais envolvidos com a música, e respira arte desde os cinco. De São João de Meriti, é formado em pedagogia e cursava fonoaudiologia quando precisou interromper os estudos e se mudar para São Paulo a trabalho. Possui um currículo profissional de alto nível, o que inclui entre suas diversas atividades já exercidas, destaques como o cargo de vocalista do grupo musical “Samba de Alta”, preparador vocal do renomado grupo de teatro da ONG “Nós do Morro”- localizada no Morro do Vidigal -, uma passagem bem sucedida pelo reality show “Ídolos", edição 2012, exibido pela Rede Record de Televisão – onde recebeu inúmeros elogios dos jurados e foi um dos mais fortes candidatos, chegando ao TOP 8 da atração. Ainda em 2012, estreou no mundo do teatro musical, onde encarou uma grande responsabilidade: protagonizar o maior espetáculo da Broadway e da Disney, “O Rei Leão”.

Tiago foi escolhido com emoção pela criadora e diretora-geral do musical, Julie Taymor, para dar vida ao personagem Simba, e foi considerado por ela o melhor intérprete, entre todas as montagens já realizadas no mundo. No universo do gênero, o vídeo de sua audição foi, e ainda é, um dos mais conhecidos e emocionantes.


Tiago Barbosa ficou em cartaz durante dois anos com o espetáculo “O Rei Leão". Considerado “o marco da Broadway” e o “novo marco de São Paulo”, a produção, que estreou em março de 2013, realizou mais de 500 apresentações e foi vista por 455 mil espectadores nos primeiros nove meses da temporada, se despedindo ao final de 2014. 

Sua atuação como o jovem leão, lhe rendeu ainda a indicação de "Melhor Ator Revelação" na segunda edição do Prêmio Bibi Ferreira (2014), o único que premia exclusivamente os profissionais de teatro musical na cidade de São Paulo. Na mesma época, Tiago foi homenageado na 12ª edição do Troféu Raça Negra por sua “Trajetória da Vida”, o que inclui seu destaque na cultura e sua contribuição para a arte.

Atualmente está em cartaz no musical “Mudança de Hábito”, a divina comédia da Broadway, onde interpreta o capanga TJ e explora uma veia cômica até então desconhecida pelo público por seus trabalhos anteriores. Em paralelo, ele se prepara para lançar ainda em 2015 a sua carreira de cantor, com o show “Na Estrada”, onde apresentará um repertório variado, incluindo canções autorais, e que transitará de forma cronológica por experiências pessoais e profissionais.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.