sábado, 15 de agosto de 2015

.: Filmagens de novos curtas da Oficinas Querô começam sábado

Terror e Romance são os gêneros escolhidos para os filmes deste ano, produzido por jovens de 14 a 18 anos de baixa renda da região.

Depois de quatro meses passando por aulas de capacitação audiovisual, os 55 jovens das Oficinas Querô já estão nos preparativos finais de pré-produção para os dois novos curtas-metragens de 2015. Neste sábado e domingo, dias 15 e 16 de agosto, a Turma Básica realiza as filmagens do romance "Ao Redor", com roteiro escrito pela jovem Victória Neiva, de apenas 16 anos.

Com patrocínio do Banco Votorantim, essa é a primeira produção dos jovens da Turma Básica 2015, que entraram para as Oficinas Querô em abril. Isabella Rosa e Levi Elionai, de 16 e 17 anos, serão os diretores do filme. "Ser diretora é ter a chance de dar vida a uma história. No Querô, estou aprendendo a respeitar as diferentes equipes de produção, com a consciência de que todos são importantes para que o filme aconteça”.

Os atores Nana Pereira e Teco Cheganças foram os selecionados por meio de testes de elenco realizados em julho, para dar vida ao romance entre Luana e Kadu, uma menina apaixonada pela vida que tem que lidar com a falta de atenção das pessoas Ao Redor, em um mundo onde todos estão conectados em seus smartphones.

No próximo final de semana, dias 22 e 23 de agosto, é a vez da Turma Avançada entrar em ação. Com patrocínio da Thyssenkrupp Elevadores e parceria do coletivo Dose de Inspiração, os jovens produzirão o roteiro dos profissionais Kauê Nunes e Nildo Ferreira, capacitados na primeira turma das Oficinas Querô, em 2006. “Depois que sai do Querô, é a segunda vez que faremos um filme juntos”, relembra Kauê, ao se referir ao curta "O Pequeno Mostro", (Oficinas Querô 2012), premiado em oito festivais, entre eles, Melhor Filme e Roteiro no Curta Santos.

O filme "Dente por Dente" será do gênero terror, colocando em prática o que os jovens aprenderam durante as aulas sobre maquiagem de efeito. Na história, Clara, uma menina de apenas sete anos, está sozinha em seu quarto, prestes a viver o momento mais apavorante de sua vida: a perda do seu primeiro dente de leite. 

Sobre as Oficinas Querô
Projeto social do Instituto Querô, é formado por jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda e escolas públicas da Baixada Santista. Na turma Básica, 40 jovens têm o primeiro contato com o cinema, passando por atividades de formação em produção audiovisual. Na turma Avançada, 15 jovens que mais se destacaram no primeiro ano de capacitação, têm a oportunidade de passar por mais um ano de atividades, voltadas à inserção no mercado de trabalho e produção de mais um curta-metragem.

Em nove anos de história, foram 85 filmes produzidos e 41 prêmios conquistados por 300 jovens capacitados nas Oficinas Querô. As aulas acontecem de abril a dezembro, na Unimonte, com profissionais renomados no audiovisual. Além de cinema, os jovens passam por atividades de empreendedorismo e cidadania, dando voz à juventude para que produza suas próprias histórias e transformem a realidade social em que estão inseridos.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.