quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

.: Adriana Falcão assopra as velinhas nesta sexta-feira

Crédito: Fábio Seixo/Divulgação
Nesta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, a literatura brasileira comemora o 56º aniversário de Adriana Falcão. Dona de sucessos como "Mania de Explicação" e "Luna Clara e Apolo Onze", ambos da editora Salamandra, a escritora faz parte de um célebre rol de escritores que cativam crianças e adultos com seus enredos, seja pela magnífica escrita ou pelos sentimentos que evocam por meio de suas palavras.

As palavras, aliás, ganham contornos únicos nas mãos de Adriana. Sua capacidade de arquitetá-las acaba por traduzir e expressar os mais íntimos dos sentimentos. Tais características podem ser encontradas em obras como "Mania de Explicação", sua obra de maior destaque para o público infantojuvenil, e também em "O Pequeno Dicionário de Palavras ao Vento".

Carioca de nascença, Adriana viveu grande parte de sua vida em Recife. Apaixonada confessa pela atmosfera mágica do folclore nordestino, a autora já utilizou a região como pano de fundo no romance "A Máquina", em que conta a bela história de amor entre Antônio e Karina. 

O amor, por sinal, é outro tema bastante recorrente nas páginas da escritora: em seus livros de crônicas "Procura-se Um Amor" e "O Doido da Garrafa", o mais contraditório dos sentimentos ganha espaço em reflexões das mais diversas possibilidades e situações. Em outra obra, "PS Beijei", as enrascadas do amor na adolescência e a amizade nos tempos da internet fazem parte desse enredo escrito em parceria com Mariana Veríssimo. A mais recente obra de Adriana Falcão publicada pela Salamandra, "A Gaiola", o amor e suas implicações, como ciúmes e a questão da liberdade, ganham uma narrativa poética e reflexiva voltada aos pequenos leitores.

É também nas crianças e nos jovens que Adriana muitas vezes centraliza suas histórias: "Luna Clara e Apolo Onze", "Valentina Cabeça na Lua" e "A Tampa do Céu", são protagonizadas por meninos cheios de personalidade e que têm uma característica em comum: são questionadores. A despeito de fazerem as mais diversas perguntas, as indagações convidam o leitor a pensar e repensar todas as certezas que nunca cogitamos questionar.

O bom humor e a capacidade de nos fazer dar gargalhadas com histórias improváveis também estão no repertório de Adriana: se em "Sete Histórias Para Contar" encontraremos um piolho que gostava de filosofia e um menino que achava errado o antes e o depois não se encontrarem nunca - entre outros cinco personagens para lá de peculiares -, em "A Comédia dos Anjos" temos uma figura matriarcal, a falecida Dona Maria Madalena, que voltará para a terra, com uns anjos bem intencionados, para acertar pendências que ficaram no plano terrestre.

Certa vez, Adriana comentou sobre seus textos: “É a palavra que me move, em qualquer linguagem. Tento tocar as pessoas com simplicidade e a sofisticação do meu amor pelas palavras. Não são minhas palavras que são sofisticadas. É meu amor por elas”.  Que os 56 anos da autora venham para coroar esse amor e que, cada vez mais, Adriana possa nos presentar com novas histórias, confusões, confissões e divagações. 

Sobre a Salamandra
Com um catálogo formado por obras de autores brasileiros e estrangeiros e que contempla desde bebês até jovens leitores, o principal foco da Salamandra é a valorização do livro como veículo de expressão de ideias, sentimentos e emoções. O selo publica obras que dialogam com o leitor, divertindo e provocando a reflexão sobre questões pessoais e do mundo, por meio de uma linha editorial ampla e diversificada para atender todos os tipos de gosto: livros de pano e livros-brinquedo; livros tipo álbum para leitores iniciantes; e, para leitores mais maduros, aventuras, histórias com temas do cotidiano e quadrinhos. Tudo para fazer da leitura uma atividade prazerosa e significativa. Desde 2009, a Salamandra detém exclusividade sobre toda obra literária de Ruth Rocha, uma das escritoras mais talentosas e queridas do Brasil, em uma iniciativa inédita no mercado de livros para crianças e jovens.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.