quinta-feira, 19 de maio de 2016

.: Santos será a capital nacional da dança com o 3º Fidifest‏


De 25 a 29 de maio Santos será a capital nacional da dança. Mais de 3 mil pessoas são esperadas no festival. Júri contará com profissionais renomados do ramo.

O Fidifest - Festival Internacional de Dança chega à sua terceira edição entre 25 e 29 de maio, no Teatro Municipal Braz Cubas. São esperados centenas de dançarinos e bailarinos de diversas partes do país. O projeto, com direção de André Santos, Juliana Luiz e Vanessa Toledo, visa disseminar a dança na Baixada Santista e formar público para o gênero artístico, que tem crescido no país.

Dentro da programação, estão programados workshops com profissionais renomados da área. Mais detalhes sobre esses workshops estão no link http://fidifest.com.br/workshop/.

Entre os destaques este ano, estão a apresentação do espetáculo “Okinosmóv - Um ballet nada russo”, do Núcleo Luz, e o júri formado por renomados profissionais do ramo: Marcio Rongetti, Valéria Mattos, André Malosá, Andrea Guelpa, Zeca Rodrigues, Chris Matallo, Luiz Fernando Bongiovanni e Netto Soares.

Abertura
Em sua abertura, o 3º Fidifest receberá o espetáculo “Okinosmóv - Um Balé Nada Russo”, do Núcleo Luz de São Paulo, na quarta, 25 de maio, a partir das 20h30. A entrada é gratuita e os ingressos poderão ser retirados uma hora antes na bilheteria do teatro.

“O que nos movimenta e o que nos paralisa, como o amor, a paixão e o medo, são algumas das inquietações humanas que estão contidas na construção da dramaturgia deste espetáculo. A apresentação se orienta pelo risco e pela incerteza que acompanha aquilo que nos move, tendo como principal instrumento de comunicação a linguagem da dança contemporânea”, diz a descrição do espetáculo.

Núcleo Luz
Trata-se de um projeto que dá oportunidade a jovens de vivenciarem a dança de maneira mais aprofundada.

Criado em 2007, o Núcleo Luz faz parte do Programa Fábricas de Culturas, realizado pela Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo e é gerenciado pela Poiesis - Instituto de Apoio à Cultura, à Língua e à Literatura.

O núcleo é destinado a jovens com idade entre 14 e 24 anos, de famílias de baixa de renda, e com conhecimentos básicos de movimento do corpo. O projeto é gratuito e oferece bolsa-auxílio, alimentação e transporte.

Experimentação, comprometimento, autonomia, transformação e excelência são os pilares do Núcleo Luz, que tem uma programação diversificada de atividades atuando em duas frentes:

Dança: iniciação e aperfeiçoamento na linguagem da dança por meio de aulas de clássico, contemporâneo, danças afro-brasileiras, capoeira, construção de espetáculos e trabalhos experimentais, entre outras.

Atividades complementares: literatura e escrita, música e percussão, escuta e percepção e rodas de conversa são algumas das várias atividades complementares que dão suporte ao projeto.

Parceria com festival argentino:
O Fidifest fechou uma importante parceria com o Fitness Group, festival de dança argentino.
“Buscamos vários festivais internacionais renomados para nos associar e nos interessamos pelo Dance World Cup, que reúne mais de 38 países num mesmo festival e realiza a sua edição em locais diferentes a cada edição, como uma verdadeira copa e, ao entrar em contato com os organizadores, fomos informados que desde 2015 este evento é parceiro do Festival da Argentina Fitness Group () e o colocou responsável em indicar todos os grupos da América Latina para participar do Dance World Cup”, explica a produtora Juliana Luiz. “O responsável do Fitness Group, Javier Bagnoli se interessou em realizar a parceria conosco”, completa.

A parceria consiste em permitir que o Fidifest indique os 10 melhores trabalhos coreográficos para se apresentar com livre taxa de Inscrição no Fitness Group no mês de dezembro, quando haverá jurados do DWC e selecionarão os melhores para o Dance World Cup 2017, previsto para ocorrer na Alemanha.

Sobre o Fidifest:
O Fidifest (Fall In Dance International Festival) é um festival internacional de dança que ocorre anualmente em Santos, inspirado no Fall for Dance, lançado há dez anos em Nova York.

O festival busca ser uma vitrine para os trabalhos coreográficos e um intercâmbio entre vários estilos de dança. Também tem o objetivo de ser um instrumento que propicie aos bailarinos a profissionalização e a entrada no mercado de trabalho. Também contribuir para a formação de público na dança e o fomento turístico e comercial de Santos.

Para este ano, são esperadas mais de 3500 pessoas, entre público, bailarinos, participantes nos workshops. O festival tem apoio da Secretaria Municipal de Cultura de Santos.

Endereço:
Teatro Municipal Braz Cubas – Avenida Senador Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.