segunda-feira, 4 de julho de 2016

.: Festival Santos Café 2016 vai agitar o Centro Histórico a partir do dia 8

Nos dias 8, 9 e 10 de julho, o aroma de café vai tomar conta das ruas do Centro Histórico de Santos. O Festival Santos Café 2016 reunirá famílias inteiras e os apreciadores da bebida em mais de 40 atrações, com muita música, exposições de artes, degustação de café, walking tours, oficinas gastronômicas e muito mais. Só para adiantar: shows de Paula Lima e da Big Time Orchestra, com músicos performáticos e um som pra lá de animado.

Para esta edição, as novidades serão o novo espaço kids no Museu do Café, a Feira Centro com Arte na Praça Mauá, passeio de bicicletas antigas, oficina de artesanato e visitas noturnas ao Museu do Café. O show principal do evento ficará a cargo da diva da soul mucic, Paula Lima. 

Sucesso de público no ano passado, registrando a presença de 37 mil pessoas, o festival promete mais uma vez agitar o Museu do Café, Museu Pelé, Casa da Frontaria Azulejada, Estação do Valongo, Praça Mauá e o Bulevar da Rua de Novembro. A exemplo do ano passado, os restaurantes do Centro Histórico estarão abertos nos três dias do evento e os hotéis da cidade prepararam pacotes especiais para os turistas.

O Festival Santos Café 2016 é uma realização da prefeitura, com correalização do Governo do Estado de SP e Museu do Café. Apoio: Revista Espresso, Revista Nove Cidades, Santos Convention & Visitors Bureau, Clube do Choro de Santos, Associação Comercial de Santos, Construtora Phoenix, SinHoRes, Santos FC, UniS antos, Unimonte, Senac, Rei do Café, Museu Pelé Store e CDL Santos. 

Restauração de mobiliário e vitral marca abertura do festival
A entrega do mobiliário do Salão do Pregão e do vitral de teto A epopeia dos Bandeirantes, de Benedicto Calixto, marca a abertura do festival, às 18h, no Museu do Café. A solenidade contará com a presença de conselheiros do Instituto de Preservação e Difusão da História do Café e da Imigração (INCI) – entidade gestora do equipamento –, representantes do Ministério Público do estado e do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

As peças foram retiradas em dezembro e encaminhadas para restauradores especialistas, da capital. O trabalho foi viabilizado após assinatura de um Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta entre o INCI, Ministério Público e a Ecoporto, que garantiu ao museu R$ 3,13 milhões para a restauração, instalação do sistema de controle ambiental da área expositiva e produção de uma publicação sobre ‘Café, ferrovia e porto’.

“Apresentar o resultado do trabalho pelos maiores especialistas na área é uma maneira de valorizar a fundamental contribuição dos museus na preservação da história e memória do patrimônio do estado de São Paulo”, afirmou Marília Bonas, diretora executiva do Museu do Café.

1º Pedal Retrô de Santos atrai ciclistas de SP 
Se você curte andar de bicicleta e se amarra em um visual antiguinho, o Festival Santos Café 2016 tem mais uma atração que vai agradar em cheio: o 1º Pedal Retrô de Santos, que promete reunir, dia 9 de julho (sábado), cerca de 100 ciclistas caracterizados. Já está confirmada a presença dos grupos Pedaletes do Litoral, Caloi 10 e Pedal Noturno Santos, além de outros da capital.

“Não precisa, necessariamente, ter bicicleta antiga, mas sim roupas que resgatem o visual dos anos 1950 até 1970”, explicou Ingrid Anastácio, da American Ciclo Bicicletaria (Av. Saldanha da Gama, 198, Ponta da Praia), onde os interessados se reunirão às 10h, rumo ao Centro Histórico. A chegada deverá ocorrer uma hora mais tarde e os ciclistas, após um tour pela área do festival, permanecerão na Praça Mauá, junto à exposição de carros antigos. A ideia é reprisar o sucesso do Tweed Ride, evento realizado ano passado em São Paulo, com centenas de participantes.

Para quem tem bicicleta mais moderna, a dica é improvisar uma cestinha na frente e enchê-la com flores, prosseguiu Yngrid, que aproveita a oportunidade para comemorar mais um aniversário da bicicletaria. Para completar o clima do passeio, uma Kombi antiga garantirá o apoio técnico aos ciclistas. “O importante mesmo é entrar no clima de uma época em que andar de bicicleta era muito comum e elegante”, comentou Josane Carreira, da coordenação do passeio.

Shows
Na Praça Mauá e no bulevar da Rua XV de Novembro, a programação musical terá blues, choro, samba, soul music, pop rock e MPB, mesclando artistas de renome nacional e jovens talentos da cidade. 

Espaço Kids
Nesta edição, a garotada vai se divertir no Espaço Café com Leite, que será montado no Museu do Café com brinquedos e atividades especiais. 

Oficinas Gastronômicas
O Museu Pelé será palco de duas oficinas gastronômicas e uma oficina de drinks. Para participar das atividades gratuitas será necessário retirar senha com uma hora de antecedência.  

Feira Centro com Arte
Exposição de arte, artesanato e antiguidades, realizada na Praça Mauá, com dezenas de opções de compras. No mesmo local, será realizada mostra de carros antigos. 

Degustação de Café
Na Casa da Frontaria Azulejada, o público poderá saborear os melhores tipos de café gratuitamente. Estaão à disposição cafés das marcas Mantissa, Revista Espresso, Store, Mitsuo Nakao, Gold, Clube do Café de Santos, Santa Monica, Grão Gourmet, Da Hora Bike e Rei do Café.

Walking tour
A influência do ciclo do café na história de Santos será o tema dos passeios monitorados pelas ruas do Centro Histórico. 

Outras atrações
Apresentações de dança, intervenções artísticas, passeio ciclístico, teatro infantil e muito mais.  

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.