domingo, 14 de agosto de 2016

.: Mulheres reagem ao machismo na tragicomédia "Antes da Festa"

O universo feminino contaminado pelo machismo é abordado na tragicomédia “Antes da Festa”, de Pedro Vicente. A peça com direção de Marcos Loureiro está em cartaz as quartas e quintas-feiras no Teatro Folha, até 29 de setembro.

Na peça, quatro amigas se encontram antes de uma festa. Elas experimentam roupas e sapatos enquanto falam da vida. Este encontro garante uma noite de revelações capazes de balançar as amizades, resultado de uma crise de valores causada pelo machismo impregnado em suas vidas.

Pedro Vicente começou a escrever o texto há dez anos, e se inspirou no mito de Aphrodite e seus 4 mantos: o branco, da fertilidade; o azul, da sabedoria; o vermelho, da paixão; e negro, da morte. Recentemente, motivado pela crescente atuação das mulheres nas discussões sociais, finalizou a peça buscando uma dramaturgia engraçada e crítica ao mesmo tempo. “A montagem liga o mito à atualidade”, diz Pedro.

Sobre a temática da peça o autor comenta: “Quero fazer o público rir, e ao mesmo tempo refletir sobre a questão feminina, o machismo introjetado e as consequências disso, num momento em que o movimento feminista ganha força no ambiente político e social, com reivindicações e necessidades claras”.

As personagens são mulheres que tomam posse de seu corpo e de seu desejo e não se deixam dominar, mas acabam caindo em armadilhas contra as quais se julgavam protegidas. O encontro acontece na casa de Bianca, uma obstetra obcecada pela maternidade, onde uma gata deu à luz num gaveta em seu quarto. Junto a Sofia, uma advogada que é também modelo de sexcam, Pan, uma atriz quase famosa, e Leila, uma psicóloga com problemas psiquiátricos, vivem uma trama de intriga e ódio. Mas num instante lúcido as mulheres decidem se unir para fazer valer o poder feminino.

Pedro Vicente - autor
Dramaturgo, roteirista de cinema, ator e artista visual, tem oito textos encenados, alguns premiados (Jornada SESC, Funarte Flávio Rangel, Nascente U.S.P.); Dirigiu a peça "Disk Ofensa", indicada ao Prêmio Shell 99, trabalhou nas TVs Cultura, Nickelodeon, Sony e produções independentes; além de realizar exposições no Brasil e exterior.

Marcos Loureiro - diretor
Estudou com Miriam Muniz, Plínio Marcos, Marco Antonio Rodrigues, Amir Haddad, Roberto Lage, Klaus Vianna e Antunes Filho na Escola de Teatro Macunaíma. Assistente de direção de Hugo Possolo, Fauzi Arap e Marco Ricca, estreou em 2002, com “Hotel Lancaster”, de Mário Bortolotto, indicado melhor diretor nos festivais de Londrina e Porto Alegre, e dirigiu mais 17 peças. 

Livia Prestes - atriz e produtora
Estreou em 2002 na TV no seriado “Galera” da TV Cultura. Foi apresentadora de programas nas TVs Sony e Telemidia Interactv (Budapeste). No teatro, desde 2008 atuou em 10 montagens, dirigida por Mário Bortolotto, Mauro Vedia, Newton Cannito, Rodolfo Garcia Vásquez, Leo Chacra, Henrique Menzes.

Ana Rita Abdalla  - atriz e produtora
Estreou em 2009 com “Teatro a Todo Vapor”, de Artur Azevedo, direção Marco Antônio Braz. Desde então atuou em 7 produções, dirigida por Jair Assumpção, David Rock, Eduardo Tolentino e Mário Bortolotto. Atuou no longa “Rio Heat”, de Stephen Campanelli (EUA), no telefilme “A Performance” de Paulo Dantas e Mauro Vedia  e na série “E aí, comeu?” direção J. Araujo.

Luciana Caruso - atriz
Estreou em 2007 com “Delicadeza” de João Fábio Cabral, direção Marcos Loureiro. Desde então atuou em 21 montagens teatrais, incluindo performances, trabalhando com os diretores Hugo Possolo, Antônio Rocco, Marco Antônio Braz, Bia Szvat, Alexandre Reinecke, Fabiana Carlucci e Rogério Harmitt, Eric Lenate e Tereza Piffer.

Jeyne Stackflett – atriz
Estreou no teatro em 2004 com Antiga, de Dionísio Neto, direção Leonardo Medeiros. Atuou em mais de 10 montagens, dirigida por Lúcia Segal, Ivan Feijó, Maurício Paroni de Castro e outros. Atuou em 4 longas e 8 curtas-metragens, dirigida por Helena Ignes, Murilo Salles e outros. Premiada melhor atriz pela AIC (Academia Internacional de Cinema) em 2007. 

"Antes da Festa"
Texto: Pedro Vicente
Elenco: Ana Rita Abdalla, Jeyne Stackflett, Lívia Prestes e Luciana Caruso
Direção: Marcos Loureiro
Produção: Lívia Prestes, Ana Rita Abdalla

Local: Teatro Folha
Estreia: 3 de agosto
Temporada: até 29 de setembro
Apresentações: quarta e quinta-feira, 21h
Ingresso: R$ 30 (setor 2) e R$40 (setor 1)
Duração: 60 minutos
Classificação etária: 12 anos

*Valores referentes a ingressos inteiros. Meia-entrada disponível em todas as sessões e setores de acordo com a legislação.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.