terça-feira, 7 de março de 2017

.: Como a crise ensina a ser um empreendedor de sucesso?

Por Nicodemos Borges *


A crise financeira deixou milhares de pessoas desempregadas e empreendedores frustrados e até falidos. Por conta deste cenário, foi imprescindível realizar mudanças no mundo corporativo, começando pelo foco nas competências pessoais e profissionais, como autogerenciamento e ações mais assertivas.

O autogerenciamento é a capacidade de observar, analisar, planejar e modificar seus próprios comportamentos. Em tempos de crise, o melhor gestor é o próprio indivíduo. Ele é a pessoa que melhor pode se conhecer e, consequentemente, priorizar escolhas, tomar decisões construtivas em sua vida profissional e pessoal, fazer mudanças de rumo e, assim, identificar oportunidades que o momento atual pode proporcionar.

Nesta época de otimização de custos, ter ações focadas é essencial, pois não há recursos para desperdiçar. Por isso, antes de executar qualquer tarefa, faça um planejamento e defina o que é prioritário.

Outra competência exigida em tempos de crise é a resiliência, que é a capacidade de lidar com dificuldades e mudanças. Uma demissão na família, aumento de exigências por parte do contratante, custo de vida elevado, corte de supérfluos...  Tudo isso exige das pessoas a necessidade de adaptação à uma nova realidade.

Para quem quiser ou precisar desenvolver estas competências que ajudarão a lidar com as transformações no lado pessoal e profissional, basta se atentar às seguintes dicas:

- Observe o que faz. Identifique quais são os principais fatores que influenciam suas escolhas (fatores ambientais, sociais, hábitos, sentimentos, entre outros). 

- Avalie se suas decisões são baseadas no que você quer e no que é importante para você, ou se servem apenas para evitar determinados obstáculos e desafios.

- Identifique seus valores e trace objetivos alinhados a eles. Aja com foco nesses objetivos e evite o supérfluo.

- Quando enfrentar situações de mudança, procure as oportunidades que elas podem proporcionar. Aceite-as e reveja seus planejamentos, considerando o que é realmente prioridade em sua vida.

Se você for capaz de se auto gerenciar, sempre com foco e resiliência, é provável que consiga alcançar sucesso, com ou sem crise. Afinal, você terá sua energia canalizada naquilo que importa e que te levará à realização de seus objetivos!


Sobre Nicodemos Borges: É psicólogo, Master-trainer dos cursos de formação de coaches do Instituto Nicodemos Borges e Sócio-Fundador da Contexto Análise do Comportamento, especializada em psicoterapia, orientação e avaliações psicológicas. Nicodemos é Mestre e Doutor em Análise do Comportamento pela PUC-SP; e Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP. É Autor da primeira Tese de Doutorado relacionando Análise do Comportamento e Coaching; Psicólogo-coach Membro-Acreditado da International Society for Coaching Psychology (ISCP); Analista do Comportamento Acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC); e Coordenador do Grupo de Interesse Especial em Coaching da ABPMC. Nicodemos Borges é um dos mais respeitados psicólogos-coach do Brasil e é Organizador do livro “Clínica Analítico-Comportamental: aspectos teóricos e práticos” (Ed. Artmed) – o livro é empregado em diversos cursos de Psicologia pelo Brasil, inclusive por instituições de renome, como USP e Mackenzie.


Nicodemos Borges, psicólogo; Mestre e Doutor em Análise do Comportamento pela PUC-SP; e Especialista em Terapia Comportamental e Cognitiva pela USP; Master-trainer dos cursos de formação de coaches do Instituto Nicodemos Borges; Sócio-Fundador da Contexto Análise do Comportamento e professor universitário
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.