terça-feira, 1 de julho de 2008

.: Entrevista com Thalita Rebouças, escritora

"Ser bonita ou ser feia é indiferente para um escritor. Não vivemos da imagem, mas da escrita" - Thalita Rebouças


Por: Mary Ellen Farias dos Santos

Em julho de 2008



O bom humor de Thalita Rebouças em entrevista ao R.G.. Conheça melhor esta carioca que consegue chegar, com facilidade, aos jovens leitores.



Uma escritora jovem que ficou conhecida pelo bom humor. Thalita Rebouças, carioca e jornalista de formação, escreve com um jeitinho todo seu e sua marca é uma admirável especialidade para os dias de hoje. A cada palavra consegue chegar em determinado público que se afasta cada vez mais da leitura de bons livros: os adolescentes e os pré-adolescentes.

Thalita equilibra sua vida pessoal e profissional, junto de muita dedicação aos seus leitores que navegam pela internet. Mesmo casada, ela mantém contatos diários com seus fãs (novos -e empolgados- leitores) por meio de seu site www.thalita.com. Qual a verdadeira missão da escritora? "Provar aos jovens que ler é bacana". 

Nossa entrevistada do mês de julho fala sobre as dificuldades para ingressar na literatura, principalmente por ser uma escritora bonita, sua relação com os adolescentes em palestras, visitas em escolas e tardes de autógrafos e seu novo lançamento, "Fala Sério, Amiga!". Conheça melhor a escritora Thalita Rebouças!


RESENHANDO - Hoje, com vários livros publicados, sendo ainda uma escritora jovem, como você analisa a sua primeira publicação. Mudaria algo ou não? Por que?
THALITA REBOUÇAS - Acho que se um livro ficasse comigo pra sempre eu não deixaria nunca de mexer nele! Mexeria sempre em todos, não só no primeiro, acrescentando umas coisas, tirando outras... Nada que mudasse o rumo da história, apenas pequenas mexidas.


RESENHANDO - Quando começou a escrever?
THALITA REBOUÇAS - A vontade de escrever nasceu quando eu era criança. Do alto dos meus 10 anos eu me autodenominava "fazedora de livros", já que cuidava de todos os detalhes pessoalmente. Era eu quem desenhava a capa, transformava os papéis em livro com a ajuda do grampeador, criava as ilustrações, escrevia e revisava tudinho, para que o texto não tivesse nem um acento errado (desde pequena sou fanática por acento, sei todas as regras de cor desde a primeira aula de Português que abordou o assunto. Resumindo, coisa de C.D.F. :o).


RESENHANDO - No seu site você diz aos jovens leitores que há um caminho formal para a publicação de um livro. Como aconteceu com você? Quanto tempo batalhou para ter sua primeira publicação?
THALITA REBOUÇAS - O meu marido já tinha uma editora e comentou com ela que eu gostava de escrever. Ela pediu pra ver textos meus e escrevi um livro com meu marido, Ela gostou , publicou e depois me encomendou o Traição entre Amigas, que foi revisado e relançado pela Rocco há dois anos.


RESENHANDO - Palestras, visitas em escolas e tardes de autógrafos. Como é sua relação com os adolescentes?
THALITA REBOUÇAS - A melhor possível. Adoro adolescentes e eles me adoram. É uma relação bacana, eles me vêem como uma irmã mais velha, que conversa com eles através dos livros.


RESENHANDO - Entre tantos livros de autora nacional à venda em livrarias de todo o Brasil, qual recomendaria? Por quê?
THALITA REBOUÇAS - Qualquer um do Fernando Sabino e Luis Fernando Veríssimo. Aprendi a gostar de ler com esses dois.


RESENHANDO - Uma escritora também gosta de ler. Hoje, qual livro está lendo? Comente.
THALITA REBOUÇAS - Estou lendo O Livro dos Sonhos, do Freud e Pantaleão e as Visitadoras, do Vargas Llosa, que eu amo!


RESENHANDO - Você deixou as redações para se dedicar à literatura. Como foi atuar no jornalismo? Qual editoria e veículo atuou?
THALITA REBOUÇAS - Trabalhei na Globo, no jornal Lance, na Gazeta Mercantil e numa assessoria de imprensa, a FSB, entre outros lugares.


RESENHANDO - Tendo em vista que a maioria das recentes produções cinematográficas tem pouca qualidade, você como jornalista, qual filme recomendaria? Por que?
THALITA REBOUÇAS - Letra e Música, com a Drew Barrymore e o Hugh Grant. Já saiu de cartaz mas adorei! Muito gostoso. Pra ver e rever e pra cantar junto.


RESENHANDO - O que há de você na personagem Malu?
THALITA REBOUÇAS - Não só na Malu, mas em todos os personagens, boto um pouco de mim.


RESENHANDO - Levando em conta todas as suas publicações, quanto há de autobigráfico neles?
THALITA REBOUÇAS - Muita coisa é invenção, muita coisa é memória, muita coisa é memória + invenção. Esse é o grande barato de escrever ficção.


RESENHANDO - Fora do estereótipo de escritora, você não se sente desacreditada sendo uma mulher bonita na área literária?
THALITA REBOUÇAS - Ser bonita ou ser feia é indiferente para um escritor. Não vivemos da imagem, mas da escrita. Claro que já esbarrei com gente preconceituosa, que por me achar bonita duvidou do meu talento para escrever. Mas isso está mudando, e cada vez mais vejo as pessoas me agradecerem por ver seus filhos, sobrinhos e alunos gostarem de ler por causa dos meus livros.


RESENHANDO - Quais seus projetos no mercado literário? Pretende escrever uma obra adulta? Pode adiantar algo sobre seu próximo lançamento?
THALITA REBOUÇAS - Adulto, por enquanto, não. Quem sabe um dia? Agora, estou me dedicando à revisão de Fala sério, Amiga!, que sai em agosto, durante a Bienal de São Paulo, onde estarei todos os dias.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.