quinta-feira, 4 de setembro de 2014

.: Gregório Gruber e Debora Muszkat juntos para surpreender

A linha que conduz a exposição "Fusões" é a cultura judaica. O trabalho uniu os artistas Gregório Gruber e Debora  Muszkat e resultou em uma coleção que homenageia uma série de personagens que, de alguma maneira, fizeram a diferença no século XX.

Entre os retratos que o público da Pinacoteca Benedicto Calixto irá conferir, estão os pintores Lucian Freud e Amedeo Modigliani, a filósofa Hannah Arendt, o dramaturgo Arthur Miller (ao lado de Marilyn Monroe, com quem foi casado), o humorista Jerry Lewis e Robert Oppenheimer, o pai da bomba atômica. Roberto Carlos aparece cantando em Jerusalém, assim como Amy Winehouse e Carmen Miranda que também têm espaço neste elenco.

Em "Fusões", os autores deixaram a zona de conforto para navegar em mar revolto. Durante um ano, tempo de criação das peças para esta mostra, o consagrado santista Gregório Gruber se afastou da paisagem urbana, marca importante da sua carreira e grande fonte de inspiração. 

Hoje, a jovem Debora Muszkat, representa o que há de novo na cena brasileira, transformando frascos de vidro descartados em instalações de forte impacto visual. Ela vem construindo um trabalho artisticamente inovador e relevante do ponto de vista socioambiental, mas foi arrebatada, em pleno vôo, por um chamado do destino. 

Em um momento particularmente difícil da sua vida pessoal, em que acompanhava o pai em tratamento de saúde, Debora decidiu eternizar os traços e a história do advogado Rubens Muszkat e convocou Gregório Gruber para uma obra a quatro mãos.

Quando passaram a atuar juntos, a ideia original ganhou novas dimensões e foi se transformando em um relato sobre fatos e pessoas que marcaram suas vidas. Sem medo, os dois artistas resgataram a figuração, pouco prestigiada, no momento; usaram algumas técnicas de forma superlativa; e, ousaram contrariar tendências. 

Em "Fusões", Gregório Gruber e Debora Muszkat conseguiram um resultado surpreendente, na medida em que transgridem, provocam, instigam e desafiam o público a uma profunda reflexão. E, desta experiência, ninguém sai indiferente. 

Sobre os Artista: Gregório Gruber é pintor, desenhista, gravador, escultor e fotógrafo. Possui iniciação e formação artística em Música e Artes Plásticas. Iniciou, a convite do professor Pietro Maria Bardi, sua primeira exposição individual no MASP – Museu de Arte Moderna de São Paulo. Participou de inúmeras Bienais e foi contemplado com o Prêmio de Melhor Gravura da Associação Paulista de Críticos de Arte – APCA e atualmente trabalha entre pintura, desenho, escultura, gravura e assemblage.

Debora Muszkat estudou Artes Plásticas e se especializou na Arte em Vidro, na Inglaterra, em 1989. Desde então, passou a trabalhar com a atualíssima preocupação com a sustentabilidade. Atuou com arte-educação e expôs em instituições como Secretária de Estado da Cultura; Paço das Artes; MAM – Museu de Arte Moderna; MAC – Museu de Arte Contemporânea; Centro da Cultura Judaica e Projeto Escola Aprendiz.

Serviço:
Exposição – Fusões
Por Gregório Gruber e Debora Muszkat
Curadoria - Antonio Carlos Cavalcanti e Izabel Kook
Pinacoteca Benedicto Calixto
Av. Bartolomeu de Gusmão, 15 – Boqueirão - Santos
Coquetel de inauguração – 4 de setembro
Aberta ao público até 5 de outubro
Entrada franca
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.