terça-feira, 4 de novembro de 2014

.: "Guardiões da Galáxia" utiliza impressão 3D para vestimentas

Empresa de efeitos especiais FBFX Ltda. emprega tecnologia da impressora 3D multimateriais Objet500 Connex para revolucionar a produção de figurinos e objetos cênicos de Korath e para o capacete Star Lord, personagens centrais desta película; empresa utiliza essa tecnologia em 90% de seus projetos.


Tecnologia de impressão 3D da Stratasys produz vestimentas de personagens do filme de aventura e ficção científica "Guardiões da Galáxia". A equipe de projetistas criou a ‘armadura’ do personagem Korath, interpretado por Djimon Hounsou. De acordo com Grant Pearmain, diretor de figurinos e objetos cênicos da FBFX, ela foi quase totalmente produzida usando tecnologia Objet500 Connex Stratasys e marca a primeira vez em que a empresa produziu um figurino cinematográfico totalmente em 3D.

Com a mesma impressora 3D Objet500 Connex – sistema de impressão 3D multimaterial de alta resolução da Stratasys –, a empresa de efeitos especiais também produziu o memorável capacete Star Lord, usado pelo ator principal do filme, Chris Pratt. Para isso, várias versões de protótipos e por fundição a vácuo foram impressas em 3D. O objeto final e utilizado nas gravações do filme apresenta detalhes internos e externos impressos em 3D pela Stratasys em material VeroGray (opaco rígido cinza).

Benefícios que roubaram a cena: De acordo com Pearmain, a tecnologia de impressão 3D provocou mudanças na empresa em uma nova dimensão, especificamente no que diz respeito ao tempo de produção, em comparação com métodos tradicionais que utilizam a produção de modelos trabalhados em argila. Ressaltando o rápido avanço da tecnologia digital dentro das operações da FBFX, a empresa agora utiliza a impressão 3D em 90% de seus projetos – um salto desde os meros 10% praticados três ou quarto anos atrás. “Com bastante simplicidade, a tecnologia PolyJet da Stratasys proporciona um nível de qualidade com precisão de detalhes melhor do que qualquer outra opção disponível no mercado. Não precisamos mais enfrentar problemas de repetibilidade, como variações no nível da habilidade de um artesão para outro – agora sabemos exatamente como será a peça impressa em 3D, independentemente de quantas peças nós estamos produzindo,” explica ele.

Tempo de produção cortado pela metade: “Como dissemos, estamos economizando pelo menos 50% no tempo de produção, um bem precioso quando se trabalha em um filme, já que nunca há tempo suficiente. Esta confiança na peça impressa em 3D e a velocidade em que ela chega às nossas mãos também nos proporcionam a flexibilidade e a ousadia para experimentar com frequência, e para tentar coisas novas – algo que nunca tínhamos tempo para fazer”, continua ele.

A economia de tempo permitiu que Pearmain e sua equipe trabalhassem com design e protótipos precisos, quase completos, em apenas alguns dias, ao invés de algumas semanas. A FBFX pode agora mostrar às produtoras peças altamente detalhadas e que possuem a habilidade de acelerar o processo de produção do filme. Além disso, a tecnologia de impressão 3D Stratasys produz e entrega peças de acordo com os pedidos inesperados (fora do planejamento original) dos diretores para testes de câmera.

Fluxo de trabalho e colaboração transatlânticos e otimizados: Para Pearmain, o recurso da impressão 3D permite que diferentes equipes, em diferentes países, trabalhem no mesmo projeto. “Vamos sempre receber arquivos digitais de designers de conceito em Los Angeles ; após receber os arquivos, nós os finalizamos e imprimimos em 3D através de nosso departamento de serviços IPF, com quem trabalhamos em vários grandes filmes para o cinema”, explica ele. “Da mesma forma, podemos enviar arquivos conceito para que a equipe de lá faça ajustes e nos devolva para a produção aqui; trata-se, portanto, de uma operação rápida e otimizada que nos ajuda, novamente, a economizar tempo”.

Simon Brandon, gerente de marketing da Stratasys para o Reino Unido, acredita que a implantação da impressão 3D nesta área específica do mercado oferece inúmeros novos benefícios, algo que antigamente estava fora do alcance de empresas como a FBFX. “A alta qualidade e a precisão dos detalhes possíveis a partir de nossas impressoras 3D PolyJet (camada de 16 mícron), garantem objetos de cena plenamente funcionais com realismo inédito; esta conquista, aliada às altas velocidades das impressoras 3D, cumprem os principais requisitos exigidos por empresas como a FBFX”, conclui.

Sobre a Stratasys Ltd Nasdaq: SSYS): É a entidade jurídica formada em 2012 pela fusão das empresas de impressão 3D Stratasys Inc. e Objet Ltd., baseadas respectivamente em Mineápolis, EUA e Rehovot, Israel. A empresa é líder global em impressão 3D para fabricação aditiva e materiais para prototipagem e produção. Seus processos patenteados FDM®, PolyJetTM e WDM™ 3D  produzem protótipos ou objetos fabricados diretamente de arquivos de CAD 3D ou de outros conteúdos 3D. Entre os sistemas incluem-se impressoras desktop 3D sob medida para desenvolvimento de ideias, uma série de sistemas para prototipagem e grandes sistemas de produção para manufatura digital direta. A Stratasys também fabrica impressoras MakerBot e Solidscape 3D e opera o serviço de manufatura digital RedEye, Harvest Technologies e Solid Concepts. A empresa conta com mais de 2.500 funcionários, possui mais de 600 patentes concedidas ou pendentes de manufatura aditiva no mundo inteiro e já ganhou mais de 25 prêmios por sua tecnologia e liderança. Está online nos endereços: www.stratasys.com ou http://blog.stratasys.com.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.