quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

.: Entrevista com Eder Traskini, autor de Stânix

"Antes de ser um escritor eu sou um leitor compulsivo." - Eder Traskini

Por: Mary Ellen Farias dos Santos
Em janeiro de 2015



Eder A. S. Traskini nasceu em Marília, interior de São Paulo, em 1991. Em 2010, mudou-se para Ponta Grossa, Paraná, onde cursa Jornalismo na Universidade Estadual de Ponta Grossa – UEPG. Sua paixão por livros começou aos sete anos. Desde então não parou, o que culminou na criação de seu próprio mundo presente em "Stânix – o poder dos elementos". Saiba mais deste escritor!


RESENHANDO - Você lê desde os seus 7 anos. O que gostava de ler? Por quê?
EDER TRASKINI - Eu comecei a ler com os livros indicados na escola, claro. O primeiro que realmente me pegou foi "O pequeno vampiro", quando terminei, neste belo dia às 17h30, disse à minha mãe que queria ir à livraria, pois queria algo para ler. A livraria fechava às 18h e minha mãe disse para irmos no dia seguinte, mas eu bati o pé. Queria ir naquele dia. Coisa de criança.


RESENHANDO - E como foi?
EDER TRASKINI - Quando chegamos, eu olhei a livraria inteira, revirei tudo, mas não encontrei nada. Estava indo embora quando minha mãe perguntou à moça do caixa se ela não tinha alguma indicação. Então, ela pegou na estante da frente um livro de mais de 200 páginas que minha mãe disse que eu nunca leria. O livro era "Harry Potter e a Pedra Filosofal" e eu li em uma semana. Sempre gostei de ler fantasia, coisas que tiram você da realidade, convidam a viajar por um mundo diferente, onde coisas impossíveis, de repente, não são tão impossíveis assim.



RESENHANDO - Você começou a escrever aos 19 anos. Desde aquela época já era "Stânix – O poder dos elementos"? Comente.
EDER T. - Sim. Na verdade eu tinha várias ideias, mas Stânix sempre foi o mais forte em minha cabeça. Comecei a escrever para colocar a ideia no papel e não perder. Escrevia para mim mesmo e por hobby apenas. Quando contei a um amigo ele insistiu para que mandasse a ele, depois insistiu para que eu continuasse a escrever. E foi assim que as coisas foram acontecendo.


RESENHANDO - Quem te apresentou para o fantástico universo da literatura?
EDER T. - Quem me apresentou de verdade foi a moça do caixa! (risos). Acredito que J.K. Rowling foi quem realmente me mostrou que aquilo ali era algo realmente fantástico. Foi com HP que aprendi a gostar de ler.


RESENHANDO - Quando percebeu que era bom na escrita?
EDER T. - Nunca havia pensado nisso... Uma vez, no primeiro colegial, meu professor de redação deu um "tema livre" para fazer em casa, o que era uma quebra de padrão já que todas as outras deviam ser feitas em classe e com tempo determinado. Nessa não. Eu escrevi 7 páginas de rascunho. Ele havia pedido 25 a 30 linhas. Quando passei a limpo ainda fiquei com 3 páginas. Ele não brigou comigo ou abaixou minha nota, na verdade não disse nada. Apenas me entregou o caderno. Quando abri ele tinha deixado uma anotação no final. Algo como "Desenvolva a história para um livro, você leva jeito, parabéns". Acho que foi ali.


RESENHANDO - Como foi a construção de "Stânix – O poder dos elementos" e seus personagens?
EDER T. - Acredito que primeiro surgiu Aaron. Sabia a história que ele teria e o contexto em que viveria. Quando comecei, ainda não tinha tudo definido. Tinha 4 pontos chave, pontos de virada. Conforme fui escrevendo foram surgindo os outros conflitos. Muitos perguntam de onde tirei os nomes ou em que me inspirei. Em nada. Na verdade, quando não tinha um bom nome eu simplesmente olhava para o teclado por alguns segundos e o nome me vinha à cabeça.


RESENHANDO - O que há de Eder A. S. Traskini em "Stânix – O poder dos elementos"? Comente.
EDER T. - Acho que tudo. Tenho influências de Tolkien, Paolini, Martin, Lewis, Rodda e mesmo Rowling, mas penso que Stânix é uma aventura completamente diferente. Tem uma resenha (do Vinicius Pimenta do Indique Um Livro) que acho que define bem isso que estou querendo dizer. "Quando pela primeira vez tomei o livro em minhas mãos, fiquei tentado a fazer intertextos com outros livros de fantasia que através da leitura, fica claro, não existem."


RESENHANDO - Você comentou que “alta-fantasia sem um mapa não é nada; já o guia de pronuncia visa ajudar o leitor a falar um nome complicado da forma como o autor o pensou”. Explique a importância do mapa e guia para o leitor.
EDER T. - Bom, é bem simples. Façamos um exercício. Se eu disser que Mharol fica ao lado de Dael, que fica abaixo do Deserto de Latsy, que fica ao lado das Florestas de Buckham, que por sua vez fica a esquerda de Guil, e abaixo disso tudo ainda temos Saprissa, Rhiannon, Chrol e Vedan. Você entende alguma coisa ou prefere que desenhe? Pelo sim e pelo não, eu desenhei. O guia de pronúncia é algo que realmente acho essencial, já que crio nomes a partir do nada, alguns são bastante claros para mim, mas podem não ser (e provavelmente não serão) para outras pessoas. Por isso, penso que é muito importante você ter um guia que lhe ajude a entender como pronunciar aquele nome e não haver discussões de como seria a sonoridade de algum nome.



RESENHANDO - Por que o seu livro recebeu o título de "Stânix – O poder dos elementos"?
EDER T. - Bom, Stânix é o nome do reino e é algo que vai se manter para identificar a trilogia (o próximo vai se chamar "Stânix: A Fúria dos Dragões"). "O poder dos elementos" é algo que só lendo mesmo para saber, não posso dar spoiler (risos).


RESENHANDO - O que você prefere: filmes ou livros?
EDER T. - Geralmente, prefiro livros. Mas acho legal o exercício de ver o filme após ler o livro, porém um pouco injusto. Como leitores já ficamos muito bravos se o filme muda algo do livro. Já vamos com um fosforo acesso e a centímetros do pavio. Não damos uma chance ao filme. Por isso também acho bacana o exercício contrário. O filme de "Jogos Vorazes", por exemplo, eu fiz isso e foi fantástico, principalmente por ele mostrar partes que o livro não tem como mostrar, mas que com certeza acontecem.


RESENHANDO - Você prefere ler ou escrever?
EDER T. - Ah, que pergunta cruel! Não sei responder, antes de ser um escritor eu sou um leitor compulsivo. Passo mais tempo lendo do que escrevendo se vocês querem saber. Acho muito legal entrar na história de alguém, sofrer por algo que você não tem controle nenhum. Quando escrevo já é o contrário, eu tenho o controle. Isso também é legal. Não sei definir o que prefiro.


RESENHANDO - Qual é o seu objetivo com a escrita?
EDER T. - Meu objetivo... Acho que é principalmente ajudar a quebrar algo que já está sendo MUITO quebrado: o preconceito com autores nacionais. Posso até dizer que ele quase não existe mais. O Brasil tem autores fantásticos e acho que é importante valoriza-los.


RESENHANDO - Quais os seus planos futuros na área da literatura?
EDER T. - Primeiro lançar o segundo livro o quanto antes, depois terminar a trilogia, no momento falta apenas o último para escrever. A longo prazo tenho outras história de Stânix para contar, além de, fora do reino, ideias para uma distopia que pretendo ambientar em Santos, cidade onde moro atualmente.



Conheça o https://www.facebook.com/reinodestanix e aproveite para comprar o seu exemplar de "Stânix – O poder dos elementos".


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.