sábado, 21 de março de 2015

.: Glee: "Veja o mundo não como é, mas como deveria ser"

Por: Mary Ellen Farias dos Santos*

Em março de 2015 


Um gigantesco nó na garganta com direito a mãos geladas e muitas lágrimas. Assim foi a minha "despedida" do seriado "Glee". Não! Não estou sendo dramática. Muito pelo contrário, estou sendo muito sucinta. Confesso que como toda história de amor, tive minhas rusgas com o seriado de Ryan Murphy & Brad Falchuk, mas quando a gente ama de verdade... é só dar um fôlego que a chama volta a arder loucamente.

Desde 20 de maio de 2009, as minhas férias -e as dos vizinhos-, durante os meses de julho e janeiro não foram mais as mesmas. Com os episódios no computador e na HD externa, em dias de puro estresse era certo colocar as interpretações de Rachel, Finn e toda a turma do coral nas alturas para espantar todos os males. Já nas férias, estando em casa... som alto com as versões de "Glee" era a grande certeza. No carro, não era diferente. Lembro que na época, cursando Letras, minha amiga Jéssyka brincava que o Folhinha -apelido dado ao meu Celta- já sabia cantar "Jessie´s girl" e "Joe Run". Convenhamos que é impossível abandonar uma história de amor antiga! 

Para ser inesquecível, o adeus do seriado foi caprichado com a dobradinha dos dois últimos episódios: "2009", escrito por Ned Martel e "Dreams Come True", com roteiro de Ryan Murphy & Brad Falchuk & Ian Brennan. O embarque foi iniciado às 21 horas, horário de Brasília. Enquanto Rachel (Lea Michele), Mercedes (Amber Riley), Kurt (Chris Colfer), Tina (Jenna Ushkowitz) e Artie (Kevin McHale) voltavam no tempo com o visual do início do seriado, foi impossível não "procurar" por Finn Hudson (Cory Monteith). A cada vez que o nome do personagem era pronunciado, uma gota de esperança criava a possibilidade de uma edição mais elaborada para uma pequena participação do ator que faleceu em julho de 2013.

No processo de contar o que não foi contado, ou seja, como os protagonistas da história se conheceram, até Blaine (Darren Criss) apareceu, embora na época ainda não pertencesse ao elenco de "Glee". No entanto, deve-se admitir que ele foi importante para toda a trama, principalmente na ausência do par de Rachel. Sabendo como cada membro do clube do coral se conheceu e até como o professor 
Will Schuester (Matthew Morrison) topou assumir o "Glee", o desfecho deste episódio que volta ao passado não poderia ser mais emocionante e arrepiante: a reexibição de "Don´t Stop Believin´", do episódio piloto, para encerrar. Momento de pura emoção para chorar.


Assim como fez Blaine no segundo e último episódio da noite, "Dreams come true", rir e chorar ao mesmo tempo foi inevitável para quem acompanhou "Glee" ao longo desses 6 anos. Enquanto assistiam na Tv ou online, os fãs de Glee movimentaram o Twitter com a hashtag #GleeFinale, que chegou a assumir o topo da lista mundial, além de subir outras hashtags como: "Finn Hudson", "Blaine Warbler", "Mrs. Porcelain", "Blaine and Kurt" e "Rachel and Jesse".

Após tanto aborrecimento com a rival Sue, o professor 
Will Schuester teve o reconhecimento merecido e assumiu o cargo de diretor da William McKinley High School, deixando para Sam o posto de professor do clube do coral, o Glee. Qual foi a proeza da treinadora Sue Sylvester? Bem, além de conseguir fazer rir com as caretas -enquanto canta- e atua de forma marcante, ela, simplesmente, torna-se vice-presidente dos Estados Unidos, tendo Becky Jackson (Lauren Potter) ao lado.

No entanto, no solo de Rachel, já perto do final, novamente, o jogo de câmeras e edição das cenas, deixa a sensação de que Finn aparecerá a qualquer momento. Contudo, na passagem de 5 anos, em 2020, que se descobre: Fin estava certo, pois Rachel era realmente a garota de Jesse (Jonathan Groff) e tem uma carreira de sucesso com direito a Tony Awards! O que restou para Finn Hudson? O auditório do McKinley batizado com seu nome.

Legal, mas a verdade é que os últimos a ingressarem no elenco, os atores Marshall Williams (Spencer), Laura Dreyfuss (Madison), Billy Lewis Jr. (Mason), Samantha Ware (Jane) e Noah Guthrie (Roderick) deram um tremendo azar. Embora tenham talento vocal, não ganharam destaque, pois foi preciso resolver a história -cheia de momentos conturbados- da personagem Rachel Berry, a protagonista. Glee terminou bem? Sim! No entanto, poderia ter sido mais redondidinho... afinal, como ficaram, de fato, os casais Brittany e Santana e Queen e Punk? Agora, fico com dúvida... de repente o meu streaming, que estava cheio de falhas, não exibiu estas cenas conclusivas. Enfim, como consta na placa do auditório com o nome de Finn Hudson: "Veja o mundo não como é, mas como deveria ser".





Seriado: Glee
Temporada: 6
Episódios: 12 - "2009" / 13 - "Dreams come true" 
Exibido em: 20 de março de 2015, EUA.
Elenco: Lea Michele, Cory Monteith, Amber Riley, Chris Colfer, Kevin McHale, Jenna Ushkowitz, Darren Chris, Jonathan Groff


* Mary Ellen é editora do site cultural www.resenhando.com, jornalista, professora e roteirista. Twitter: @maryellenfsm 


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

7 comentários:

  1. Eu tbm como fã apaixonada,passei o dia pensando no grande final,fui trabalhar de vermelho e jeans!!!!Mas fiquei desapontada!!!!Achei muuito vago a falta de finais concretos de vários personagens centrais,como os que foram citados e principalmente fiquei na torcida pelo meu eterno casal favoritooo,#Samcedes.Mas valeu,eu amo Glee e com certeza vai ser difícil gostar e viver uma outra série!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente, o meu casal favorito... não teve qualquer chance de se reencontrar em cena, embora... muitas vezes, eu aguardei alguma imagem recuperada do Cory, viu!! Na verdade, o episódio 6x11 não resolveu muita coisa e, anteriormente, com os casamentos, muita coisa ficou perdida, sem explicação definitiva, parecendo até um pouco de enrolação. Contudo, no geral, sem muitos detalhes, eu também gostei de "Glee"!! Agora, toda a minha dedicação será voltada para American Horror Story... e, quem sabe, Scream Queens. ;)

      Excluir
  2. Tb só queria ver o Finn de novo

    ResponderExcluir
  3. triste e sem fim
    e a Queen? Sam ficou em ohio e só? Britana viveram felizes para sempre?
    Rachel com o Jesse foi o menos pior eles ja tinham namorado

    ResponderExcluir
  4. Hj faz 1 semana da despedida

    ResponderExcluir
  5. Poderia ter mais uma temporada atualmente para mostrar como ficou os personagens, a escola, os casais e com uma competição mundial. A batalha Universal doa corais. Sonho ? Seria, mas imagine só com tantas músicas incríveis que existem hoje em dia!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também penso o mesmo quando ouço novas músicas que são lindas... fico: Puxa!! Se tivesse regravação para Glee... ficaria linda!!
      E seria demais uma nova temporada, sim!!
      Muito obrigada por comentar!!

      Excluir

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.