quinta-feira, 23 de abril de 2015

.: 23 de abril – Dia Mundial do Livro e do Direito Autoral

Os livros nos acompanham durante toda a vida, mas, para muitas pessoas, eles são mais do que uma companhia, são um trabalho. Comemorado apenas cinco dias depois do "Dia Nacional do Livro Infantil", o "Dia Mundial do Livro" e do "Direito Autoral" traz um aspecto aprofundado sobre os livros e nosso relacionamento com eles.

A data foi instituída pela Unesco - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura em 1995, com o objetivo de reconhecer a importância e a utilidade dos livros, assim como incentivar hábitos de leitura na população.

Enquanto para muitos os livros são uma grande companhia, fonte inesgotável de aventuras, aprendizado e diversão, outros os enxergam como ferramenta indispensável para o dia a dia: os livros são sua profissão. E é neste segundo grupo que Elaine Castelo e Lauri Cericato se encaixam. Colaboradores da Editora FTD, Lauri trabalha como Diretor Editorial na casa, enquanto Elaine atua como assessora pedagógica.

Para Fernando Fonseca, gerente de inovação e novas mídias da Editora FTD, a reciclagem tecnológica e o poder de adaptação dos livros é o que garante seu alcance e permanência; e é por isso que os livros digitais (e-books) têm se tornado tão populares na última década.

Os livros são um importante meio de transmissão de cultura e informação, um elemento fundamental no processo educativo. Então, ainda dá tempo: que tal aproveitar para celebrar o "Dia Mundial do Livro" seguindo algumas das sugestões da própria Unesco? São elas:

  • Partilhe a sua paixão por um autor e ofereça a alguém um livro da sua autoria!
  • Aproveite a oportunidade para descobrir algo diferente daquilo que está habituado a ler.
  • Dê os seus livros que já não usa a uma ou mais associações.
  • Planeje eventos de leitura locais, em escolas e bibliotecas e encoraje e convide alguns convidados famosos para se envolverem.
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.