domingo, 2 de agosto de 2015

.: Exposição: ‘Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira’ chega a Barretos

Itinerada pelo SISEM-SP e ACAM Portinari, mostra estreia no dia 3 de agosto (segunda-feira), na Estação Cultural Placidino Alves Gonçalves


O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP), por meio da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, em parceria com a Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari (ACAM Portinari), e a Prefeitura de Barretos, promove, a partir desta segunda-feira, dia 3 de agosto, na Estação Cultural Placidino, a mostra fotográfica “Pelos Caminhos da Estrada Boiadeira”.

Em 32 banners, a exposição apresenta a história da estrada boiadeira da região noroeste paulista. Ainda, resgata os costumes e tradições dos boiadeiros que viajavam no lombo de mulas e cavalos, exibindo os vilarejos e personagens, além da fauna e da flora natural do cerrado paulista, e suas contribuições para o desenvolvimento econômico e cultural. Também apresenta imagens de municípios que estão às margens da centenária estrada.

Com entrada gratuita, a visitação acontece até 30 de agosto, de terça-feira a domingo, das 9h às 18h, aos sábados e domingos, das 9h às 13h. A Estação Cultural Placidino está localizada na Praça Conselheiro Antonio Prado, nº 555. Outras informações pelo telefone (17) 3324-4255 ou no site www.sisemsp.org.br.

O Sistema Estadual de Museus (SISEM-SP) congrega e articula os museus do Estado de São Paulo, com o objetivo de promover a qualificação e o fortalecimento institucional em favor da preservação, pesquisa e difusão do acervo museológico paulista. Em mapeamento realizado em 2010, foram listadas 415 instituições museológicas, públicas e privadas, em 190 municípios paulistas. O SISEM-SP se estrutura em torno das premissas de parceria e responsabilidade compartilhada, em que as ações previstas para cada região são concebidas levando-se em conta o contexto, as demandas e as potencialidades locais. É coordenado pela Unidade de Preservação do Patrimônio Museológico da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo (UPPM/SEC), tendo como instância organizacional o Grupo Técnico de Coordenação do Sistema Estadual de Museus (GTC SISEM-SP). Para saber mais acesse: www.sisemsp.org.br

ACAM Portinari: Fundada em 27 de novembro de 1996, a ACAM Portinari (Associação Cultural de Apoio ao Museu Casa de Portinari) administra, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, três instituições museológicas no interior pertencentes ao Governo do Estado: Museu Casa de Portinari (Brodowski), Museu Histórico e Pedagógico Índia Vanuíre (Tupã)  e Museu Felícia Leirner/Auditório Claudio Santoro (Campos do Jordão). A ACAM, que tem sua sede em Brodowski, tem como principal objetivo o desenvolvimento da área cultural, particularmente a museológica, por meio das colaborações técnico-operacional e financeira. A instituição também apoia as ações do SISEM-SP (Sistema Estadual de Museus), com quem realiza importantes iniciativas como oficinas de capacitação para museus, oficina de ensino à distância e, ainda, o Encontro Paulista de Museus, entre outras.

Serviço:
Período: de 3 a 30/8/2015
Local: Estação Cultura Placidino Alves Gonçalves (Praça Conselheiro Antonio Prado, nº 555 - Barretos/SP)
Horário: de terça a domingo, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 9h às 13h
Informações: (17) 3324-4255
Entrada: gratuita

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.