terça-feira, 15 de setembro de 2015

.: João Acaiabe apresenta Malala em espetáculo inédito no Sesc Santos

Falar sobre a paquistanesa Malala Yousafzai, hoje com 18 anos, é fazer referência a coragem e resistência. 

A mais jovem vencedora do "Prêmio Nobel da Paz de Todos os Tempos", tornou-se exemplo mundial quando enfrentou o regime fundamentalista islâmico, o Talibã, ao reivindicar o direito à educação, principalmente para as garotas que não tinham mais acesso aos estudos após os extremistas dominarem o Paquistão e proibir a escolarização das mulheres. 

Malala foi alvejada na cabeça por um tiro à queima-roupa dentro do ônibus no qual voltava da escola. Mas sobreviveu e virou heroína pela paz.

O ator e contador de histórias João Acaiabe, famoso por sua participação no "Sítio do Picapau Amarelo" como Tio Barnabé, celebra a bravura dessa garota em espetáculo inédito no Sesc Santos. No espetáculo "João Acaiabe Conta Malala", que será apresentado no próximo dia 26, ele transporta o público para o Vale Swat, região montanhosa localizada ao norte do Paquistão para celebrar Malala. 

Segundo ele, a ideia é despertar o herói que habita o imaginário de cada espectador, para que todos estejam protegidos dos perigos que Malala enfrentou no seu esforço de combater o ódio dos Talibãs. Não por acaso, portanto, o cenário onde ele apresenta é cheio de contrastes e desigualdades.

As histórias apresentadas durante o espetáculo estão no livro publicado pela Companhia da Letrinhas, com o título de "Malala, A Menina Que Queria Ir Para A Escola", assinado pela jornalista santista Adriana Carranca. “Todas essas narrativas nos fazem crer que a mudança pode ser iniciada a partir de um único ato, por menos relevante que pareça, e a educação é a principal aliada para ganhar esta batalha”, observa Acaiabe.

Sobre o ator
João Acaiabe é formado na Escola de Arte Dramática da Universidade de São Paulo, em 1970. Desde então, desenvolve um trabalho considerado pela crítica como excepcional, que se destaca pela qualidade artística em representar seus personagens. 

No programa infantil "Bambalalão", que foi ao ar na TV Cultura em 1977, Acaiabe era o "Contador de Histórias". Além do teatro e cinema, consagrou-se para o público infanto-juvenil como "Tio Barnabé", na mais recente adaptação do "Sítio do Picapau Amarelo", pela Rede Globo, e pelo personagem Chico, na última versão de "Chiquititas", no SBT. 

Serviço
Espetáculo "João Acaiabe Conta Malala, A Menina que Queria Ir para a Escola"
Data: sábado, 26 de setembro
Horário: 17h30
Local: Sesc Santos
Endereço: rua Conselheiro Ribas, 136 – Aparecida – Santos
Faixa Etária: crianças até 12 anos
Duração: 60 minutos
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.