quinta-feira, 1 de outubro de 2015

.: Dilan Camargo é eleito patrono da 61 ª Feira do Livro de Porto Alegre

Poeta, escritor e compositor, Dilan Camargo foi eleito O patrono da 61ª Feira do Livro de Porto Alegre. O anúncio foi feito na manhã desta quinta-feira, dia 1º, em evento no restaurante Moeda, localizado no Santander Cultural. Este ano, a Feira acontece de 30 de outubro a 15 de novembro.

Finalista pela segunda vez, o novo patrono agradeceu a indicação e a escolha de seu nome para comandar a festa da literatura na Praça da Alfândega, no Centro Histórico. "É como um presente especial que a gente ganha uma vez na vida, mas que vale por uma vida inteira", disse o escritor, emocionado, antes de receber das mãos de, Airton Ortiz, patrono da 60ª Feira, o troféu símbolo do patronato.

Aos 66 anos, Dilan Camargo é um militante do livro e da literatura. Nasceu em Itaqui e passou a infância e a juventude em Uruguaiana, na fronteira com a Argentina. Desde cedo teve contato com livros e com a produção de jornais. Foi ator de teatro universitário e participou de festivais de música como letrista, o que faz até hoje.

Estreou em livro com a coletânea poética "Em Mãos" com outros poetas, em 1976, e de lá para cá publicou vários outros livros. Sua obra equilibra poemas e trabalhos voltados para crianças, jovens e adultos. É autor do livro de poesia infantil "BrincRIar", vencedor do Prêmio Açorianos de Literatura de 2008. Em 2014, publicou três livros de poesia infantil: "Um Caramelo Amarelo Camarada", indicado ao Prêmio Jabuti, "Álbum da Fe-Li-Cidade II" e "Rimas Pra Cima". Em 2013, o livro "Com Afeto e Alfabeto" foi um dos finalistas do Prêmio Jabuti de Literatura Infantil. Também foi selecionado para a Feira de Bologna, na Itália. Também é coautor de sucessos da música nativista, como "Pampa Pietá" e "Pra Onde Ir?". Ainda organizou antologias da poesia gaúcha contemporânea e uma da poesia crioula rio-grandense.

Na Feira do Livro deste ano, Dilan Camargo vai relançar dois livros de poesia. Um para adultos e outro para crianças: "A Fala de Adão", em edição revista e ampliada, e "A Família Livro". Além de exercer seu ofício com maestria, o escritor teve papel importante na criação de instituições que atuam na defesa do autor e do resultado do seu trabalho: o livro. Foi fundador e primeiro presidente da Associação Gaúcha de Escritores e membro do Conselho Estadual de Cultura, instituição que também presidiu. "É algo que me mantém integrado ao movimento cultural e literário, do qual eu venho participando desde a década de 1970", afirmou o escritor.

Para o presidente da Câmara Rio-Grandense do Livro (CRL), Marco Cena, a escolha do patrono é o marco inicial da Feira. Cena afirmou que o autor é lembrado – e reconhecido – pelo o que escreve e publica, mas, a partir de agora, todos querem que ele "fale e presenteie com ideias e posições". A Feira é o momento oportuno para isto."Quero agradecer àqueles que valorizaram o que é ser patronável. Vocês são os primeiros convidados a entrar na Praça", disse o presidente da CRL.

O escritor e jornalista Airton Ortiz, patrono da Feira do Livro de 2014, lembrou a importância do papel que seu sucessor acaba de assumir."É um momento único, composto de uma multiplicidade de situações. Saí da Feira mais humano do que entrei. Todos vocês aqui serão patronos um dia. Até eu fui, mas demorou tanto que pensei que seria padroeiro", brincou Airton, referindo-se ao fato de ter sido finalista por dez vezes.

Além de Dilan Camargo, foram eleitos patronáveis, este ano, a escritora, jornalista e crítica literária Cintia Moscovich, a poeta Maria Carpi, a escritora Valesca de Assis e o cartunista Santiago. A solenidade contou com a presença de autoridades políticas e representantes do meio cultural e literário do Estado. Após o anúncio, Dilan Camargo fez uma visita simbólica à Praça da Alfândega para atender a imprensa, algo que a partir de agora será cada vez mais corriqueiro. Como disse o escritor e atual patrono, "Ave, palavra!".
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.