sexta-feira, 23 de outubro de 2015

.: A luta dos jornalistas pelos direitos humanos‏

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo vai realizar, nesta terça-feira, 27 de outubro, às 19h, um ato para celebrar a luta dos jornalistas pelos direitos humanos. Além de demonstrar o papel da entidade na luta contra o arbítrio e pela defesa da liberdade de imprensa, o encontro irá homenagear a memória de Vladimir Herzog e seus companheiros presos em outubro de 1975. 

No momento em que Herzog foi morto, havia nas celas do DOI-Codi 11 jornalistas detidos: Anthony de Christo; Diléa Frate; Fred Pessoa; George Duque Estrada; Luis Paulo Costa; José Vidal Pola Galé; Marinilda Marchi; Paulo Markun; Ricardo de Moraes Monteiro; Rodolfo Konder e Sérgio Gomes.

A data de 27 foi escolhida para a manifestação pois, neste dia, os jornalistas reunidos no Sindicato determinaram que o auditório de sua sede passaria a se chamar Vladimir Herzog, em homenagem ao colega assassinado e para marcar a resistência dos trabalhadores ao arbítrio.

Desde então, este local se tornou uma trincheira do movimento sindical e da sociedade civil para o debate e a organização das ações em defesa dos direitos humanos, das conquistas trabalhistas, da liberdade de imprensa e da democracia no Brasil.

O ato será marcado por uma reinauguração simbólica do auditório, quando será descerrada uma placa relatando esta história e registrando os nomes dos jornalistas detidos à época. Vários deles estarão presentes ao ato. Na ocasião, também será lançado o relatório da Comissão da Verdade dos Jornalistas de São Paulo, que será disponibilizado na internet. Também será   distribuído aos presentes um exemplar de fac-símile do jornal UNIDADE, de novembro de 1975, com a cobertura do assassinato de Herzog.

O ato faz parte das cerimônias realizadas por ocasião dos 40 anos do assassinato do jornalista Vladimir Herzog nas dependências do DOI-Codi, ocorrido em 25 de outubro de 1975.

Serviço:
Local: Auditório do Sindicato dos Jornalistas
Data: terça-feira, 27 de outubro. 
Horário: 17h
Endereço: rua Rego Freitas, 530, sobreloja, Vila Buarque (metrô Praça da República)
← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.