sexta-feira, 16 de outubro de 2015

.: “O que restou do sagrado”, de Mário Bortolotto, estreia dia 4

Montagem que participou da 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba fará temporada GRATUITA no Castelinho do Flamengo



Primeiro trabalho em conjunto do Grupo Fragmento e Tartufaria de Atores, “O que Restou do Sagrado”, estreia dia 4 de novembro no Castelinho do Flamengo com sessões gratuitas. Cumprindo temporada até dia 9 de dezembro, a peça fica em cartaz às quartas-feiras, 20h30 com distribuição de senhas a partir das 20h.

Escrito por Mário Bortolloto, em 2004, o espetáculo é composto por 7 personagens que questionam o caráter de Deus e o poder divino do perdão. É um "Entre Quatro Paredes" em rotação acelerada. Como na fábula de Jean-Paul Sartre, pessoas que não se conhecem são confinadas em um espaço para se torturarem mutuamente com confissões terríveis. O texto jorra como um vômito, o ritmo e o tom dos atores têm a urgência do punk- rock. Trata-se de salvar a humanidade através do arrependimento.

Mas para isso é preciso antes provar a existência de Deus. Partindo da frase de Santo Agostinho: "Deus permitiu o mal para dele extrair o bem", Bortolotto trata da maldade do mundo e da ausência de intervenção divina como pedagogia de Deus.

Em "O que Restou do Sagrado" encontramos a possibilidade de fazer um teatro que questiona e modifica, na medida em que trata de um tema que interessa a todos de uma forma abrangente e única. O texto mostra a relação entre Deus e o homem, além de investigar sua existência. Confinados numa igreja, todos têm até o clarear do dia para se arrepender e salvar o mundo lá fora da fúria de Deus. Mas para isso precisam confessar seus piores pecados e arrepender-se genuinamente. Os personagens enfrentam seus próprios medos enquanto se acusam mutuamente.

“O que Restou do Sagrado” estreou, com o Grupo Fragmento e Tartufaria de Atores, em 2014 na Casa Hoffman (Festival de Curitiba) com grande sucesso de público e crítica, ganhando apresentação extra e ainda em 2014 participou do  FETUBA (MG).

SINOPSE: A salvação da raça humana depende de sete indivíduos descrentes confinados em uma igreja. Eles precisam confessar seus piores pecados, arrependerem-se e pedirem perdão. Como convencê-los a fazer isso? E, mais difícil, como conseguir seus arrependimentos sinceros?

CURRÍCULO - GRUPO FRAGMENTO: Formado em 2006, o primeiro trabalho do Grupo foi a montagem de “Fragmento.Ponto.Alma” com texto e direção de Nirley Lacerda e supervisão de Ole Erdmann e Fabiano de Freitas que teve pré-estreia no Festival de Curitiba em 2008 realizando 2 temporadas no Rio de Janeiro em 2011. Participou de festivais de esquetes, como: “FESTIATRO” e o “Elbe de Holanda” onde ganhou o prêmio de melhor cenário com a esquete “O Dia Feliz da Mais Forte”. Em 2009 realizou o clip “Efeitos Colaterais” da cantora ENNE. Em 2013 estreou o segundo trabalho com “A Prostituta Respeitosa” de Jean- Paul Sartre na Sede das Cias com direção de Nirley Lacerda e supervisão de Ivan Sugahara. Em parceria com a Tartufaria de Atores, estreou "O que restou do Sagrado" de Mário Bortolotto, com direção de Nirley Lacerda. Em 2014, “A Prostituta Respeitosa” se apresentou no Teatro Santa Rosa (Ribeirão Preto – SP) participando do TERRÁRIL FÉRTIL:6. Ainda em 2014 o Grupo Fragmento foi contemplado no edital NOVAS CENAS 2014 para montagem de “Paraíso Zona Sul” de Jô Billac. e em maio de 2015 estreou “Paraíso Zona Sul” na Sede das Cias.

CURRÍCULO - TARTUFARIA DE ATORES: Grupo formado em 2009 que vem desenvolvendo um trabalho experimental com peças brasileiras de autores como Mário Bortolotto em “O que Restou do Sagrado”, que estreou em 2014; Martins Penna em “O Terrível Capitão do Mato”, em novembro de 2011; e Marcio Américo em “O homem que Queria ser Rita Cadillac” que circula desde 2011 e já foi vista por mais de 10.000 pessoas e o mais recente “Será que a gente influencia o Caetano?” de Mário Bortolotto em cartaz no Norte Shopping no final de outubro.

SERVIÇO: O que restou do Sagrado
Estreia: 4 de novembro
Local: CASTELINHO FLAMENGO – Centro Cultural Municipal Oduvaldo Vianna Filho
Endereço: Praia do Flamengo 158 – Flamengo
Horário: Quarta-feira – 20h30
Temporada: De 4 de novembro até 9 de dezembro
Classificação indicativa: 16 anos 
Entrada Gratuita (distribuição de senhas a partir de 20:00)
Duração: 50 min. 
Gênero: Drama


FICHA TÉCNICA
Texto: Mário Bortolotto
Direção: Nirley Lacerda
Elenco: Ana Carolina Dessandre, Daniel Bouzas, Diogo de Andrade Medeiros, Fábio Guará, Elio de Oliveira, Lucas Tapioca, Nara Parolini e Monique Vaillé
Cenário: Diogo de Andrade Medeiros
Iluminação: Paulo César Medeiros
Figurino: Patrícia Muniz
Direção de Produção: Monique Vaillé
Design: Elio de Oliveira
Realização: Grupo Fragmento e Tartufaria de Atores
Apoio: Casa da Glória 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.