terça-feira, 10 de novembro de 2015

.: Espetáculo discute identidade de gênero para crianças em Santos

O respeito pelas escolhas de cada um para que haja igualdade de oportunidades de participação, reconhecimento e valorização na sociedade é o mote de “É Doce ou Salgado - Um Espetáculo Para Temperar Sua Infância”, infantil do Coletivo Sanatório Geral, que se apresenta dias 15 e 22, às 16h, na  Pinacoteca Benedito Calixto, em Santos. 

Com direção de Betinho Neto e Miriam Vieira, o espetáculo reúne em seu elenco as atrizes Liliane São Paulo, Sarah Antunes e Amanda Franco. A trilha sonora original é de Bruno de La Rosa, com figurinos de Waldir Correia, adereços de Marcia Alves, coreografia de Paula d’ Albuquerque e maquiagem de Kadu Veríssimo e Renata Carvalho.

"É Doce Ou Salgado" propõe uma reflexão sobre nossos papeis na sociedade, com o objetivo de conscientizar as crianças sobre o direito às escolhas, para que todos vejam uns aos outros como iguais, sem discriminação e preconceito, sem distinção de cor ou gênero. “É uma premissa para que pais e filhos possam entender a importância de um mundo mais igualitário e tolerante”, afirma Betinho Neto.

Tais questões são abordadas em cena de forma suave e, ao mesmo tempo, profunda, utilizando o teatro e a música como ferramentas. Ao valorizar as escolhas espontâneas das crianças e suas verdadeiras essências, o texto questiona alguns conceitos historicamente tratados como “certos”, que acabam refletindo diretamente em seu desenvolvimento até a vida adulta, tais como:“azul é cor de menino”, “meninas não brincam com carrinhos” e “trabalhos domésticos são para mulheres”, etc.

Os criadores do espetáculo ressaltam que estes temas não são discutidos na maioria das escolas, o que priva os alunos de uma formação adequada para uma boa compreensão da vida social e criação de um ambiente escolar que não promova exclusões baseadas no preconceito e na violência contra mulheres e comunidade LGBT. 

Sinopse
A Rainha Açúcar e a Rainha Sal entram em guerra no Reino da Comida para que todos os alimentos e temperos decidam se são salgados ou doces.Mas a Pimenta luta para que cada um seja o que bem quiser. Ora denominando-se do sexo masculino, ora do feminino, ela trava uma luta árdua em defesa da igualdade e liberdade de escolha dos súditos.

Serviço
Apresentações de “É Doce ou Salgado - Um Espetáculo Para Temperar Sua Infância”
Data: 15 e 22 de novembro
Horário: 16h 
Local: Pinacoteca Benedito Calixto
Endereço: av. Bartolomeu de Gusmão, 15 - Boqueirão, Santos 
Entrada franca.


← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.