sexta-feira, 6 de novembro de 2015

.: Exposição sobre Maurilio Biagi chega a Pontal, em São Paulo

Mostra retrata a trajetória do empreendedor que esteve à frente do desenvolvimento econômico de Ribeirão Preto e Sertãozinho, está em cartaz


Em uma parceria entre o Museu Cana, por meio do Ministério da Cultura, e a Casa da Memória Italiana, Casa da Cultural de Pontal (SP) receberá a mostra "Sonhar e Fazer: 100 anos de Maurílio Biagi". Em cartaz, a exposição comemora os 100 anos de nascimento desse empreendedor que marcou a história da região. No momento da abertura, Edilah Biage fez a entrega do livro "Engenho Central e Fazenda Vassoural" para a biblioteca municipal.

A intenção das curadoras, Leila Heck e Alice Registro, é trazer ao público a biografia de Maurílio Biagi, construída por sonhos e realizações empreendedoras. "A sua atuação como agricultor e empresário contribuiu para colocar esta região em local de destaque no mapa mundial da produção e processamento da cana-de-açúcar. O seu legado é a prosperidade e riqueza pela qual a região é reconhecida", reforça Leila.

O que poderá ser visto são textos, fotos e documentos organizados em blocos. Uma maquete da sede da Usina Santa Elisa também fará parte do projeto. Após a passagem pela cidade, a montagem segue para Sertãozinho, em novembro, e para o Museu da Cana, em dezembro, como atividade comemorativa aos dois anos de abertura da instituição de Pontal.

A visitação é gratuita e ocorre até 15 de novembro, de segunda a sexta-feira, 7h às 11h e das 13h às 17h. Outras informações pelo (16) 3625-0692/3497-5008. 

Histórico: Nascido em 1914, filho de imigrantes italianos, Biagi trabalhou desde menino nos negócios da família. Na agricultura criou e empreendeu técnicas de correção de solos para o plantio da cana em larga escala. Como empresário criou a Usina Santa Elisa, a partir da qual investiu e diversificou os negócios: Refrescos Ipiranga - fábrica da Coca-Cola; Zanini Ltda - oficina para reposição de peças para as usinas; Lagoa da Serra - inseminação artificial e, em 1964,  adquiriu da família Schmidt o Engenho Central, a primeira Usina de Açúcar da região, fundada em 1906. Desde então, manteve esse importante acervo preservado até que, em 2013, veio a se tornar o Museu da Cana. 

Serviço:
Período: até 15/11/2015
Local: Casa da Cultural de Pontal (rua Manoel Vasconcelos Martins, nº 68 - Pontal/SP)
Horário: de segunda a sexta-feira, das 7h às 11h e das 13h às 17h
Entrada: gratuita
Informações: (16) 3625-0692/3497-5008 

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.