segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

.: Estreia de curtas das Oficinas Querô nesta terça, no Cine Roxy‏

Chegou a hora de assistir os curtas-metragens produzidos pelos jovens das Oficinas Querô, em 2015. Este ano, foram três filmes produzidos, todos por jovens de 14 a 18 anos, de baixa renda familiar das cidades de Santos, São Vicente, Cubatão e Praia Grande. O resultado poderá ser visto nesta terça-feira, 15 de dezembro, em sessão especial no Cine Roxy 5 do Gonzaga, em Santos, às 20h. Entre as produções estão as ficções "Ao Redor" e "Dente por Dente", e o documentário "Abra Esta Porta".

Durante nove meses de trabalho e aprendizado, os jovens passaram por aulas de produção audiovisual com profissionais do cinema brasileiro, aprendendo a criar seus roteiros, dar vida às suas histórias, além de atividades de empreendedorismo e cidadania, mostrando que o cinema é uma forte ferramenta de transformação social.


A noite de gala será apresentada pelos jovens Saymon Souza e Thainá Rodrigues, da turma Básica, e os jovens da Turma Avançada serão os responsáveis por registrar todo o evento que reunirá apoiadores, elenco, amigos, familiares e convidados especiais. “Mal posso esperar para ver tudo aquilo que nos dedicamos durante o ano sendo exibido no cinema. Foi um ano mágico, que sem dúvida, não irei esquecer”, comenta uma das diretoras do curta "Ao Redor", Isabella Rosa.

As Oficinas Querô acontecem desde 2006, após as filmagens do longa-metragem Querô, do diretor Carlos Cortez. Em 9 anos de história, o projeto já realizou 95 filmes e conquistou 46 prêmios em festivais, capacitando cerca de 350 jovens. Em 2015, foi destaque no festival Curta Santos, levando quatro prêmios pelo curta-metragem Tempo é Morfina, produzido por jovens das Oficinas Querô 2014. Mais informações no site www.institutoquero.org e na fanpage www.fb.com/institutoquero.

Curtas metragens 2015
“Ao Redor” é uma ficção que conta a história de Luana, uma menina apaixonada por arte que se vê desconectada do mundo ao redor, em que as pessoas estão viciadas em seus celulares, restando a ela usar a imaginação. Os jovens Isabella Rosa e Levi Elionai, ambos de 17 anos, assinam a direção e juntos, deram vida ao roteiro da jovem Victoria Neiva. Uma crítica ao excesso do uso dos smartphones contada por jovens que vivenciam deste cenário diariamente.


O documentário “Abra Esta Porta” nasceu do projeto "Geladeiras Literárias", inspirado em uma ação realizada por artistas em Brasília. No projeto, mais de 300 livros foram doados por moradores da região, além de quatro geladeiras e tintas, por empresas da Baixada Santista. Os eletrodomésticos foram customizados pelos jovens com a orientação do artista Leandro Shesko, transformados em bibliotecas, e entregues em comunidades de Santos e São Vicente. A ação foi registrada em vídeo, com direção dos jovens Lucas Camargo, 18 anos, e Danielle Gonçalves, 19 anos. “O filme discute o acesso à cultura nas regiões mais periféricas e fala da literatura como importante alternativa para transformar realidades”, comenta Lucas.


A ficção “Dente por Dente” é um terror infanto-juvenil que conta a história de Clara, uma menina de cinco anos, que vive uma das noites mais assustadoras de sua vida: a perda do primeiro dente de leite! O curta tem direção de Kauê Nunes e Nildo Ferreira, do "Coletivo Dose de Inspiração", profissionais capacitados nas Oficinas Querô. A produção é dos jovens da Turma Avançada, que tem como objetivo dar vida ao roteiro de profissionais da área, ampliando as experiências no mercado de trabalho.


Oficinas Querô
Com patrocínio do Banco Votorantim, anualmente, 40 jovens de baixa renda da Baixada Santista são selecionados para as Oficinas Querô. Durante um ano, recebem aulas de formação audiovisual e produzem seus filmes, atuando como roteiristas, diretores, cinegrafistas e outras funções do cinema. No segundo ano, com patrocínio da ThyssenKrupp, os 15 jovens que mais se destacaram no primeiro módulo ganham mais um ano de capacitação e passam para as Oficinas Querô Avançadas, com atividades voltadas à inserção no mercado de trabalho e à produção de mais um curta-metragem. O projeto é uma realização do Instituto Querô e Ministério da Cultura, com apoio da Prefeitura de Santos. As aulas são realizadas na Unimonte e Sesc Santos, com transporte gratuito da Viação Piracicabana, entrada livre às terças no Cine Roxy e tratamento dentário pelo projeto Dentistas do Bem.

Sessão de estreia dos curtas das Oficinas Querô 2015
Quando: terça-feira, 15 de dezembro
Horário: 20 horas
Quanto: Gratuito (*somente convidados)
Local: Cine Roxy 5 
Endereço: Avenida Ana Costa, 433 - Gonzaga / Santos-SP

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.