quarta-feira, 29 de março de 2023

.: Livro de Roberto Calasso ensina a "Como Organizar Uma Biblioteca"


"Uma biblioteca é um organismo em perene movimento. É um terreno vulcânico, onde sempre algo está acontecendo, mesmo que não seja perceptível de fora"
, escreve Roberto Calasso no ensaio principal de "Como Organizar Uma Biblioteca", lançado pela Companhia das Letras. Combinando fragmentos autobiográficos e a erudição que perpassa toda a sua obra, o autor examina a complexa tarefa de organizar uma biblioteca, que instigou incontáveis pessoas ao longo da história - de Gabriel Naudé a Aby Warburg. A tradução é de Patricia Peterle.

Trata-se de um volume magistral sobre livros e a história da literatura - indispensável para todo leitor e bibliófilo. O volume inclui ainda outros três textos: "Os Anos das Revistas", que examina os tempos áureos das revistas literárias, entre os anos 1920 e 1940; "Nascimento da Resenha", a respeito do episódio que deu origem a esse gênero literário, protagonizado por Madame de Sablé e La Rochefoucauld; e "Como Organizar Uma Livraria", que retoma o tema principal do livro e propõe uma reflexão sobre as livrarias de hoje. Compre o livro "Como Organizar Uma Livraria" neste link.


Sobre o autor
Roberto Calasso nasceu em Florença, na Itália, em 1941. Considerado um dos maiores intelectuais contemporâneos, foi ensaísta e editor. Dele, a Companhia das Letras publicou "O Ardor", "A Folie Baudelaire", "A Literatura e os Deuses" e "O Inominável Atual", entre outros. Faleceu em 2021. Garanta o seu exemplar de "Como Organizar Uma Livraria" neste link.

← Postagem mais recente Postagem mais antiga → Página inicial

0 comments:

Postar um comentário

Deixe-nos uma mensagem.

Tecnologia do Blogger.